Product SiteDocumentation Site

Prefácio

O Linux foi ganhando força nos últimos anos, e sua popularidade crescente leva mais e mais usuários a dar o salto. O primeiro passo nesse caminho é escolher uma distribuição. Esta é uma decisão importante, porque cada distribuição tem suas próprias peculiaridades, e os futuros custos de migração podem ser evitados se a escolha certa é feita desde o início.
O Debian GNU/Linux é uma distribuição Linux "genérica" que serve à maioria dos usuários. O propósito deste livro é mostrar seus muitos aspectos para que você possa tomar uma decisão fundamentada ao escolher.

1. Por que este Livro?

O Linux reuniu um volume considerável de cobertura da mídia ao longo dos anos; isto beneficia principalmente as distribuições apoiadas por um departamento de marketing real - em outras palavras, para distribuições baseadas em empresas (Ubuntu, Red Hat, SUSE, Mandriva, e assim por diante). Mas o Debian está longe de ser uma distribuição marginal; múltiplos estudos mostram ao longo dos anos que o Debian é amplamente usado em servidores e desktops, isto é particularmente verdade entre servidores web onde o Debian é a distribuição Linux líder.
O propósito deste livro é ajudar você a descobrir esta distribuição. Nós esperamos compartilhar a experiência que tivemos desde 1998 (Rafaël) e 2000 (Roland) quando nos juntamos ao projeto como desenvolvedores e colaboradores. Com alguma sorte, nosso entusiasmo vai ser comunicativo, e talvez você se junte a nós em algum momento…
A primeira edição deste livro (de 2004) serviu para preencher uma lacuna: era o primeiro livro de língua francesa focado exclusivamente no Debian. Naquele tempo, muitos outros livros foram escritos sobre o tema para os leitores de francês e inglês. Infelizmente quase nenhum deles foi atualizado, e ao longo do tempo a situação foi piorando até o momento em que tínhamos uns poucos bons livros sobre Debian. Nós esperamos que este livro, que iniciou uma nova vida com sua tradução para o inglês (e com várias traduções do inglês para outras línguas), preencha esta lacuna e ajude muitos usuários.