Product SiteDocumentation Site

4.3. Depois do primeiro Boot

Se você ativou a tarefa "Ambiente de área de trabalho Debian" ("Debian desktop environment") sem qualquer escolha de área de trabalho gráfico explícita (ou com a escolha "GNOME"), o computador vai exibir o gestor de login gdm3.
Primeiro boot

Figura 4.14. Primeiro boot

O usuário que já está criado pode autenticar e começar a trabalhar imediatamente.

4.3.1. Instalando Software adicional

Os pacotes instalados correspondem aos perfis selecionados durante a instalação, mas não necessariamente ao uso que realmente vai ser feito da máquina. Desta forma, você pode querer usar uma ferramenta de gerenciamento de pacotes para refina a seleção dos pacotes instalados. As duas ferramentas mais frequentemente usadas (que estarão instaladas se o perfil "Ambiente de área de trabalho Debian" ("Debian desktop environment") tiver sido escolhido) são o apt (acessível pela linha de comando) e o synaptic ("Gestor de Pacotes Synaptic" nos menus).
Para facilitar a instalação de grupos coerentes de programas, o Debian cria "tarefas" que são dedicadas a usos específicos (servidor de e-mail, servidor de arquivos, etc.). Você já teve a oportunidade de selecioná-las durante a instalação, e pode acessá-las de novo graças a ferramentas de gest"ao de pacotes como o aptitude (as tarefas são listadas em uma seção distinta) e o synaptic (através do menu EditarMarcar Pacotes por Tarefa…).
O Aptitude é uma interface para o APT em modo texto e tela cheia. Com ele o usuário pode navegar na lista de pacotes disponíveis segundo várias categorias (pacotes instalados ou não-instalados, por tarefa, por seção, etc), e para ver toda a informação disponível em cada um deles (dependências, conflitos, descrição, etc.). Cada pacote pode ser marcado com "instalar" (para ser instalado, tecla +) ou “remover” (para ser removido, tecla - key). todas estas operações serão conduzidas simultaneamente uma vez que você tenha confirmado elas ao pressionar a tecla g ("g" de "go!", "vai" em inglês). Se você esqueceu alguns programas, sem problema; você pode rodar o aptitude novamente depois que terminar a instalação.
Obviamente, é possível não selecionar nenhuma tarefa para instalar. Neste caso, você pode instalar manualmente o software desejado com o comando apt-get ou aptitude (que são ambos acessíveis pela linha de comando).

4.3.2. Atualizando o sistema

Um primeiro aptitude safe-upgrade (um comando usado para atualizar automaticamente os programas instalados) é geralmente necessário, especialmente devido a possíveis atualizações de segurança lançadas desde o lançamento da última versão estável do Debian. Estas atualizações podem envolver algumas questões adicionais via debconf, a ferramenta de configuração padrão do Debian. Para mais informações sobre estas atualizações conduzidas pelo aptitude, verifique em Seção 6.2.3, “Atualização do sistema”.