Product SiteDocumentation Site

4. Estrutura do Livro

Este livro tem suas origens na série "Guia do Administrador" da editora francesa Eyrolles, e mantém a mesma abordagem de resoluções em torno de um estudo de caso fornecendo apoio e ilustração para todos os tópicos tratados.
O Capítulo 1 se concentra em uma apresentação não-técnica do projeto Debian e descreve seus objetivos e organização. Estes aspectos são importantes porque definem um quadro geral que irá completar outros capítulos com informações mais concretas.
Os Capítulos 2 e 3 fornecem uma descrição geral do estudo de caso. Neste ponto, os leitores iniciantes podem reservar um tempo para ler o apêndice B, onde encontrarão um curso rápido de nivelamento, explicando uma série de noções básicas de computação, bem como conceitos inerentes a qualquer sistema Unix.
Para começar com o nosso assunto real, vamos naturalmente começar com o processo de instalação (capítulo 4); os capítulos 5 e 6 vão apresentar ferramentas básicas que qualquer administrador Debian vai usar, como os da família APT, que são largamente responsáveis pela excelente reputação da distribuição. Estes capítulos não estão de forma alguma reservados a profissionais, já que todo mundo é seu próprio administrador em casa.
O Capítulo 7 será um parênteses importante, ele descreve os fluxos de trabalho para uso eficiente da documentação e como atingir rapidamente uma compreensão dos problemas, a fim de resolvê-los.
Os próximos capítulos serão uma visita mais detalhada ao sistema, começando com infraestrutura básica e serviços (capítulos 8 a 10 ) e subindo progressivamente na pilha, até chegar nas aplicações de usuários no capítulo 13. O Capítulo 12 lida com assuntos mais avançados que tratam mais diretamente com preocupações dos administradores de grandes conjuntos de computadores (incluindo servidores), enquanto o capítulo 14 é uma breve introdução para a questão mais ampla de segurança de computadores e dá algumas chaves para evitar a maioria dos problemas.
O Capítulo 15 é para os administradores que querem ir além e criar seus próprios pacotes Debian.
Esta versão já é a sétima versão do livro (contando as primeiras quatro que estavam disponíveis apenas em francês). Essa edição cobre a versão 8 do Debian, de nome Jessie. Entre outras mudanças, o Debian agora tem suporte a duas novas arquiteturas — arm64 para processsadores ARM 64-bit, e ppc64el para processadores PowerPC little-endian 64-bit (desenvolvido pela IBM e licenciado para vários fabricantes através da fundação OpenPOWER). Por outro lado, algumas arquiteturas foram descontinuadas (sparc, ia64) devido à falta de voluntários para manter o desenvolvimento ativo (o que pode ser explicado pelo fato de o hardware associado estar ficando antigo, e assim, menos atrativo). Algumas arquiteturas ainda estão disponíveis (na distribuição Instável) mas ainda não obtiveram seu selo pronto-para-lançamento: hurd-i386, kfreebsd-i386, kfreebsd-amd64. Todos os pacotes inclusos foram, obviamente, atualizados, incluindo a área de trabalho GNOME, que está agora em sua versão 3.14. O mais interessante é que existem duas novas áreas de trabalho alternativas que estão disponíveis: Cinnamon (derivado do Shell do GNOME criado pelo e para o LinuxMint) e MATE (continuação da área de trabalho GNOME 2.x).
Nós adicionamos algumas notas e observações nas barras laterais. Elas têm vários papéis: elas podem chamar a atenção para um ponto difícil, completar uma noção do estudo de caso, definir alguns termos, ou servir como lembretes. Aqui está uma lista das mais comuns destas barras laterais: