Product SiteDocumentation Site

5.5. Coexistencia com outros sistemas de pacotes

Pacotes Debian não são os únicos pacotes de software usados no mundo do software livre. O principal concorrente é o formato RPM do Red Hat Linux e seus muitos derivados. Red Hat é uma distribuição comercial muito popular. Assim, é comum para software fornecido por terceiros ser oferecido como pacotes RPM ao invés de pacotes Debian.
Neste caso, saiba que o programa rpm, que manipula pacotes RPM, está disponível como um pacote Debian, portanto é possível usar este formato de pacote no Debian. Deve-se tomar cuidado, entretanto, para limitar estas manipulações ao extrair a informação de um pacote ou verificar sua integridade. É, na verdade, sem sentido usar o rpm para instalar RPMs em sistemas Debian; O RPM usa seu próprio banco de dados, separado do software nativo (como o dpkg). É por isto que não é possível garantir uma coexistência estável dos dois sistemas de pacotes.
Por outro lado, o utilitário alien pode converter pacotes RPM em pacotes Debian, e vice-versa.
$ fakeroot alien --to-deb phpMyAdmin-2.0.5-2.noarch.rpm 
phpmyadmin_2.0.5-2_all.deb generated
$ ls -s phpmyadmin_2.0.5-2_all.deb
  64 phpmyadmin_2.0.5-2_all.deb
Você vai perceber que este processo é extremamente simples. Você deve saber, entretanto, que o pacote gerado não vai ter quaisquer informações de dependências, já que as dependências nos dois formatos de empacotamento não têm uma correspondências sistemática. O administrador deve assim garantir manualmente que o pacote convertido funcionará corretamente, e é por isto que os pacotes Debian assim gerados devem ser evitados o tanto quanto possível. Felizmente, o Debian tem a maior coleção de pacotes de todas as distribuições, e é provavel que o que você procura já está lá.
Procurando na página man do comando alien, você vai notar também que este programa manipula outros formatos de pacote, especialmente o usado pela distribuição Slackware (é feito por um simples arquivo tar.gz).
A estabilidade do programa publicado usando a ferramenta dpkg contribui para a fama do Debian. O conjunto de ferramentas APT, descrito no capítulo seguinte, preserva esta vantagem, enquanto libera o administrador de gerir o status dos pacotes, uma tarefa difícil, porém necessária.