Product SiteDocumentation Site

1.4. Siga as notícias do Debian

Como já mencionado, o projeto Debian evolui muito distribuído, de forma muito orgânica. Como consequência, pode ser difícil às vezes para ficar em contato com o que acontece dentro do projeto sem ser sobrecarregado por uma torrente interminável de notificações.
Se você quer somente as notícias mais importantes sobre o Debian, você provavelmente deve se inscrever na lista . Esta é uma lista de muito baixo tráfego (cerca de uma dúzia de mensagens por ano), e apenas dá os anúncios mais importantes, tais como a disponibilidade de uma nova versão estável, a eleição de um novo líder do projeto, ou a conferência anual do Debian.
Mais notícias em geral (e regular) sobre o Debian são enviados para a lista . O tráfego nesta lista é bastante razoável também (geralmente em torno de um punhado de mensagens por mês), e inclui o semi-regular "Notícias do Projeto Debian", que é uma compilação de várias pequenas partes de informação sobre o que acontece no projeto. Uma vez que todos os desenvolvedores Debian pode contribuir nestas notícias, quando eles pensam que têm algo notável para tornar público, o DPN dá uma visão valiosa enquanto se mantém bastante focado no projeto como um todo.
Para mais informações sobre a evolução do Debian e o que está acontecendo num momento em vários times, existe também a lista . Como o próprio nome indica, os anúncios publicados lá são mais interessantes para desenvolvedores, mas também serve para que parceiros interessados mantenham um olho no que acontece em termos mais concretos do que apenas ver quando a versão estável é lançada. Enquanto a dá notícias sobre resultados visíveis para usuários, a dá notícias sobre como estes resultados foram produzidos. Uma observação, a “d-d-a” (como é às vezes chamada) é a única lista na qual desenvolvedores Debian devem estar inscritos.
Pode encontrar também uma fonte de informações no Planeta Debian, que agrega artigos postados por colaboradores do Debian em seus respectivos blogs. Embora o conteúdo não lidam exclusivamente com o desenvolvimento do Debian, eles fornecem uma visão sobre o que está acontecendo na comunidade e quais seus membros estão fazendo.
O projeto também está bem representado nas redes sociais. Enquanto o Debian só tem uma presença oficial nas plataformas construídas com software livre (como a plataforma de microblogging Identi.ca, que funciona com pump.io), há muitos colaboradores Debian que mantém contas de Twitter, páginas do Facebook, páginas Google+ e muito mais.