Product SiteDocumentation Site

8.11. Instalando o Núcleo

8.11.1. Características do Pacote de Núcleo do Debian

Um pacote Debian do núcleo instala uma imagem do núcleo (vmlinuz-versão), sua configuração (config-versão) e sua tabela de símbolos (System.map-versão) em /boot/. A tabela de símbolos ajuda os desenvolvedores entender o significado de uma mensagem de erro do núcleo; sem isso, um “oopses” do núcleo (um “oops” é equivalente, no caso do núcleo, a uma falha de segmentação para programas em espaço do usuário, em outras palavras, mensagem gerada na sequência de uma deferência de um ponteiro inválido) apenas contém números de endereços de memória, o que é informação inútil sem uma tabela mapeando esses endereços para símbolos e nomes de funções. Os módulos são instalados no diretório /lib/modules/versão/.
Os scripts de configuração do pacote automaticamente geram uma imagem initrd, a qual é um mini sistema designado a ser carregado na memória (dai o nome, que significa “init ramdisk”) pelo carregador de inicialização, e usado pelo núcleo Linux somente para carregar os módulos necessários para acessar os dispositivos que contém um sistema Debian completo (por exemplo, o driver para discos SATA). Finalmente, os scripts pós-instalação atualizam as ligações simbólicas /vmlinuz, /vmlinuz.old, /initrd.img e /initrd.img.old para que eles apontem para os dois últimos núcleos instalados, respectivamente, assim como para as imagens initrd correspondentes.
A maioria dessas tarefas são delegadas aos scripts hook nos diretórios /etc/kernel/*.d/. Por exemplo, a integração com o grub se apoia em /etc/kernel/postinst.d/zz-update-grub e /etc/kernel/postrm.d/zz-update-grub para chamar update-grub quando os núcleos são instalados ou removidos.

8.11.2. Instalando com dpkg

O uso do apt é tão conveniente que torna fácil esquecer as ferramentas de nível mais baixo, mas a maneira mais fácil de instalar um núcleo compilado é usar o comando como o dpkg -i pacote.deb, aonde pacote.deb é o nome do pacote linux-image como em linux-image-3.16.7-ckt4-falcot_1_amd64.deb.
As etapas de configuração descritas neste capítulo são básicas e podem levar tanto a um sistema servidor ou a uma estação de trabalho, e podem ser massivamente duplicadas em modos semi-automatizados. Contudo, não é suficiente por si só para prover um sistema completamente configurado. Algumas peças ainda precisam ser configuradas, começando por programas de baixo nivel (low-level) conhecidos como “Unix services”.