Product SiteDocumentation Site

A.4. Knoppix

A distribuição Knoppix quase não precisa de introdução. Foi a primeira distribuição popular a proporcionar um LiveCD; em outras palavras, um CD-ROM inicializável que executa um sistema Linux sem necessidade de um disco rígido - logo, qualquer sistema já instalado na máquina ficará intocado. A detecção automática de dispositivos disponíveis permite que essa distribuição trabalhe na maioria das configurações de hardware. O CD-ROM inclui quase 2 GB de softwares (compactados), e a versão DVD-ROM tem ainda mais.
Combinando este CD-ROM com um pendrive USB você pode carregar seus arquivos com você, e trabalhar em qualquer computador sem deixar rastros - lembre-se que a distribuição não usa o disco rígido para nada. Knoppix usa o LXDE (um desktop gráfico leve) por padrão, mas a versão DVD também inclui o GNOME e o KDE. Muitas outras distribuições fornecem outras combinações de desktops e software. Isto é, em parte, possível graças ao pacote Debian live-build que torna relativamente fácil criar um LiveCD.
Note que o Knoppix também fornece um instalador: você pode experimentar primeiro a distribuição como um LiveCD e depois instalá-lo em um disco rígido para obter um melhor desempenho.