Product SiteDocumentation Site

13.4. Email

13.4.1. Evolution

O Evolution é o cliente de email do GNOME e pode ser instalado com apt-get install evolution. O Evolution vai além de um simples cliente de email, ele também fornece um calendário, um livro de endereço, uma lista de tarefas, e uma aplicação de memo (nota de forma livre). Seus componentes de email incluem um poderoso sistema de indexação de mensagens, e permite a criação de pastas virtuais baseado em consultas de pesquisa em todas as mensagens arquivadas. Em outras palavras, todas as mensagens são armazenadas da mesma forma, mas exibidas em uma organização baseada em pastas, sendo cada pasta contendo mensagens que coincidem com um critério de conjunto de filtros.
O programa de e-mail Evolution

Figura 13.4. O programa de e-mail Evolution

Uma extensão para o Evolution permite a integração com o sistema de email Microsoft Exchange; o pacote necessário é o evolution-ews.

13.4.2. KMail

O software de email do KDE pode ser instalado com apt-get install kmail. O KMail apenas lida com email, mas ele pertence a um conjunto de softwares chamado KDE-PIM (de Personal Information Manager - Gerenciador de Informações Pessoais) que inclui recursos como livro de endereço, um componente de calendário, e assim por diante. O KMail tem todos os recursos que se espera de um excelente cliente de email.
O programa de e-mail KMail

Figura 13.5. O programa de e-mail KMail

13.4.3. Thunderbird e Icedove

Esse software de email, incluído no pacote icedove, é parte da suíte de software Mozilla. Vários conjuntos de regionalização estão disponíveis no pacotes icedove-l10n-*; a extensão enigmail lida com criptografia e assinatura de mensagem (entretanto, não está disponível em todas as linguas).
O programa de e-mail Icedove

Figura 13.6. O programa de e-mail Icedove

O Thunderbird é um dos melhores clientes de email, e parece ser um grande sucesso, como o Mozilla Firefox.
Falando claramente, o Debian Jessie contém o Icedove, e não o Thunderbird, por questões legais que nós iremos detalhar na barra lateral CULTURA Iceweasel, Firefox e outros; mas fora seus nomes (e icones), não existe diferença real entre eles.