Product SiteDocumentation Site

9.9. Cotas

O sistema de quotas permite limitar o espaço em disco alocado para um usuário ou grupo de usuários. Para configurá-lo, você tem que ter um núcleo habilitado para isso (compilado com a opção CONFIG_QUOTA) — como é o caso dos núcleos no Debian. O software de gerenciamento de quotas é encontrado no pacote Debian quota.
Para ativar "quota" no sistema de arquivo, você tem que indicar as opções usrquota e grpquota no /etc/fstab para quotas de usuário e grupo, respectivamente. Reiniciar o computador irá então atualizar as quotas na ausência de atividade de disco (uma condição necessária para correta contabilização de espaço de disco já utilizado).
O comando edquota usuário (ou edquota -g grupo) permite que você altere os limites enquanto examina o atual uso de espaço do disco.
O sistema de cotas permite você definir quatro limites:
Um limite “soft” pode ser excedido temporariamente; o usuário apenas será alertado que está excedendo a quota pelo comando warnquota, o qual geralmente é invocado pelo cron. Um limite “hard” nunca pode ser excedido: o sistema irá recusar qualquer operação que faça com que uma quota "hard" seja excedida.
Com o comando edquota -t, você pode definir um "período de tolerância máxima autorizado no qual um limite "soft" pode ser excedido. Após esse período, o limite "soft" será tratado como um limite "hard", e o usuário terá que reduzir seu espaço de disco usado para dentro do limite para que seja possível escrever qualquer coisa no disco rígido.