Product SiteDocumentation Site

1.6. Ciclo de vida de um Lançamento

O projeto vai ter simultaneamente de três a seis versões diferentes de cada programa, chamadas Experimental, Instável, Teste, Estável, Estável Antiga e até a Estável Antiga Antiga . Cada uma corresponde a uma fase diferente em desenvolvimento. Para um entendimento claro, vamos dar uma olhada no caminho de um programa, do seu empacotamento inicial à inclusão em uma versão estável do Debian.

1.6.1. O Estado Experimental

Primeiro vamos dar uma olhada no caso particular da distribuição Experimental : este é um grupo de pacotes Debian correspondente ao software atualmente em desenvolvimento, e não necessariamente concluído, explicando o seu nome . Nem tudo passa por esta etapa, alguns desenvolvedores adicionam aqui os pacotes a fim de obter o feedback dos mais experientes (ou mais valentes) usuários.
Por outro lado, essa distribuição frequentemente abriga importantes modificações para pacotes básicos, cuja integração na Instável (Unstable) com erros graves teria repercussões críticas. Portanto, é uma distribuição completamente isolada, com seus pacotes nunca migrando para outra versão (exceto pela intervenção direta e expressa do mantenedor ou dos ftpmasters). Ela também não é autossuficiente: apenas um subconjunto dos pacotes existentes estão presentes na Experimental, e geralmente não incluem o sistema de base. Esta distribuição é, portanto, útil principalmente em combinação com uma outra distribuição autossuficiente, como a Instável (Unstable).

1.6.2. O Estado Instável

Vamos voltar para o caso de um pacote típico. O mantenedor cria um pacote inicial, que compila para a versão Instável e coloca no servidor ftp-master.debian.org.Este primeiro evento envolve a inspeção e validação dos ftpmasters. O software fica então disponível na distribuição Instável, que é a distribuição de ponta escolhida pelos usuários que estão mais preocupados em manter seus pacotes atualizados invés de se preocupar com bugs graves. Eles descobrem o programa e o testam.
Se encontrarem bugs, reportam para o mantenedor do pacote. O mantenedor então elabora regularmente versões corrigidas que envia (por upload) para o servidor.
Every newly updated package is updated on all Debian mirrors around the world within six hours. The users then test the corrections and search for other problems resulting from the modifications. Several updates may then occur rapidly. During these times, autobuilder robots come into action. The maintainer uploads the package sources (without any precompiled package). The autobuilders take over and automatically compile versions for all supported architectures. Some compilations may fail; the maintainer will then receive a bug report indicating the problem, which is then to be corrected in the next versions. When the bug is discovered by a specialist for the architecture in question, the bug report may come with a patch ready to use.
Compilação de um pacote pelos autobuilders

Figura 1.2. Compilação de um pacote pelos autobuilders

1.6.3. Migração para Teste

Um pouco mais tarde, o pacote terá amadurecido; compilados em todas arquiteturas, não vai ter sofrido modificações recentes. É então um candidato de inscrição na distribuição Teste - um grupo de pacotes instáveis escolhidos de acordo com alguns critérios quantificáveis. Todos os dias um programa seleciona automaticamente os pacotes para incluir em Teste , de acordo com os elementos que garantem um certo nível de qualidade:
  1. compilação bem-sucedida em todas arquiteturas suportadas oficialmente;
  2. ausencia de bugs críticos, ou ao menos uma quantidade menor do que a versão atualmente incluída na Teste (Testing);
  3. pelo menos 5 dias na Instável (Unstable) , que é usualmente tempo suficiente para encontrar e relatar quaisquer problemas graves (passar com sucesso na suíte de testes própria do pacote, se houver uma, reduz este tempo);
  4. dependências que podem ser satisfeitas na Teste, ou que podem pelo menos ser mudadas para lá junto com o pacote em questão;
  5. testes de qualidade automáticos do pacote (autopkgtest) — se definidos — não mostram nenhuma regressão.
É claro que este sistema não é infalível; bugs críticos são encontrados regularmente em pacotes incluídos na Teste . Ainda assim, é geralmente eficaz, Teste apresenta muito menos problemas do que a Instável , sendo para muitos, um bom compromisso entre estabilidade e novidade.

1.6.4. A Promoção de Teste para Estável

Vamos supor que o nosso pacote agora está incluído na Teste. Embora tenha espaço para melhorias, o mantenedor do mesmo deve continuar a melhorá-lo e reiniciar o processo a partir da Instável (mas a sua última inclusão na Teste é geralmente mais rápido: a menos que tenha mudanças significativas, todas suas dependências já estão disponíveis). Quando se atinge a perfeição, o mantenedor conclui seu trabalho. O próximo passo é a inclusão na distribuição Estável, que é, na realidade, uma cópia simples da Teste em um momento escolhido pelo Gerente de Lançamento. Idealmente, esta decisão é tomada quando o instalador está pronto, e quando nenhum programa na Teste tem qualquer bug crítico conhecido.
Como esse momento nunca chega verdadeiramente, na prática, o Debian deve se comprometer a: remover pacotes cujo mantenedor não tiver corrigido bugs a tempo, ou concorda em publicar uma distribuição com alguns bugs nos milhares de programas. O Gerente de lançamento vai previamente anunciar um período de congelamento, durante o qual cada atualização para Teste deve ser aprovado. O objetivo aqui é evitar qualquer nova versão (e seus novos bugs), e só aprovar as atualizações com correção de bugs.
Caminho de um pacote através das várias versões Debian

Figura 1.3. Caminho de um pacote através das várias versões Debian

After the release of a new stable version, the Stable Release Managers manage all further development (called “revisions”, ex: 10.1, 10.2, 10.3 for version 10). These updates systematically include all security patches. They will also include the most important corrections (the maintainer of a package must prove the gravity of the problem that they wish to correct in order to have their updates included).
No fim da viagem: Nosso pacote hipotético está agora incluído na distribuição estável. Esta viagem, não sem dificuldades, explica os atrasos significativos que separam os lançamentos do Debian Estável. Isso contribui, sobretudo, para sua reputação de qualidade. Além disso, a maioria dos usuários está satisfeita usando uma das três distribuições simultaneamente disponíveis. Os administradores de sistema, preocupados acima de tudo com a estabilidade de seus servidores, não precisam da última e melhor versão do GNOME; eles podem escolher o Debian Estável, e estarão satisfeitos. Os usuários finais, mais interessados nas versões mais recentes do GNOME ou KDE Plasma do que em uma estabilidade sólida, acharão o Debian Teste um bom meio-termo entre a ausência de problemas graves e softwares relativamente mais atuais. Finalmente, os desenvolvedores e usuários mais experientes podem abrir caminho, testando todos os últimos desenvolvimentos no Debian Instável direto da fonte, correndo o risco de sofrer as dores de cabeça e erros inerentes a qualquer nova versão de um programa. Cada um com o seu Debian!
Trilha Cronológica de um pacote de programas do Debian

Figura 1.4. Trilha Cronológica de um pacote de programas do Debian

1.6.5. O Status Estável Antiga (OldStable) e Estável Antiga Antiga (Oldoldstable)

Cada lançamento Estável tem uma expectativa de vida de 5 anos e cada lançamento tende a acontecer a cada 2 anos, pode acontecer de haver 3 lançamentos com suporte em dado momento do tempo. Quando um novo lançamento estável acontece, o lançamento anterior se torna Estável Antiga e o anterior a este se torna Estável Antiga Antiga.
Esse Suporte de Longo Prazo (Long Term Support - LTS) dos lançamentos Debian é uma iniciativa recente: contribuintes individuais e companhias juntaram forças para criar a equipe Debian LTS. Lançamentos antigos que não são mais suportados pela equipe de segurança do Debian ficam sob responsabilidade dessa nova equipe.
The Debian security team handles security support in the current Stable release and also in the Oldstable release (but only for as long as is needed to ensure one year of overlap with the current stable release). This amounts roughly to three years of support for each release. The Debian LTS team handles the last (two) years of security support so that each release benefits from at least 5 years of support and so that users can upgrade from version N to N+2, for example, from Debian 9 Stretch to Debian 11 Bullseye.