Product SiteDocumentation Site

13.10. Softwares de Comunicação em Tempo Real

O Debian fornece uma ampla gama de softwares clientes de Comunicação em Tempo Real (RTC - Real Time Communications). A configuração de servidores RTC é abordada em Seção 11.8, “Serviços de Comunicação em Tempo Real”. Na terminologia SIP, uma aplicação cliente ou dispositivo também é referenciada como um agente de usuário ("user agent").
Cada aplicação cliente varia em funcionalidade. Algumas aplicações são mais convenientes para intensos usuários de "chat" (bate-papo), enquanto outras aplicações são mais estáveis para usuários de "webcam". Talvez seja necessário testar várias aplicações para identificar aquelas que são mais satisfatórias. Um usuário pode finalmente decidir que ele precise de mais de uma aplicação, por exemplo, uma aplicação XMPP para trocar mensagens com clientes e uma aplicação IRC para colaboração com algumas comunidades "online".
Para maximizar a habilidade de usuários se comunicarem com um mundo mais amplo, é recomendado configurar tanto um cliente SIP quanto um cliente XMPP, ou um único cliente que tenha suporte a ambos os protocolos.
O ambiente de trabalho gráfico GNOME inclui o cliente de comunicação Empathy. O Empathy tem suporte ao SIP e ao XMPP. Ele tem suporte a mensagem instantânea (IM), voz e vídeo. O ambiente de trabalho gráfico KDE fornece o Telepathy KDE, um cliente de comunicação baseado na mesma subjacente APIs do Telepathy, usada pelo cliente Empathy do GNOME.
Alternativas populares ao Empathy/Telepathy incluem Ekiga, Jitsi, Linphone, Psi e Ring (anteriormente conhecido como SFLphone).
Algumas dessas aplicações também podem interagir com usuários móveis, com o uso de aplicações tais como a Lumicall no Android.
O Guia para Início Rápido em Comunicações em Tempo Real tem um capítulo dedicado a software cliente.
Desenvolvedores Debian operam um serviço SIP comunitário em rtc.debian.org. A comunidade mantém um wiki com documentação sobre como configurar muitas das aplicações cliente empacotadas para o Debian. Os artigos e screenshots do wiki são uma fonte útil para qualquer um configurar um serviço similar em seu próprio domínio.