[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ A ] [ próximo ]


Uma Breve História do Debian
Capítulo 3 - Versões do Debian


Debian 0.01 até 0.90 (Agosto-Dezembro de 1993)

Debian 0.91 (Janeiro de 1994): Esta versão teve um sistema de pacotes simples que podia instalar e desinstalar pacotes. O projeto cresceu para uma dúzia de pessoas nesse ponto.

Debian 0.93R5 (Março de 1995): A responsabilidade sob cada pacote foi designada a um desenvolvedor e o gerenciador de pacotes (dpkg) foi usado para instalar pacotes depois da instalação do sistema base.

Debian 0.93R6 (Novembro de 1995): O dselect aparece. Esta foi a última versão do Debian que usava o formato binário a.out; haviam cerca de 50 desenvolvedores. O primeiro servidor master.debian.org foi construído por Bdale Garbee e hospedado pela HP em paralelo ao lançamento da 0.93R6. O posicionamento de um explícito servidor principal no qual cada desenvolvedor Debian pode construir cada versão levou diretamente a formação da rede de mirrors Debian e, indiretamente, ao desenvolvimento de muitas das políticas e procedimentos usados para gerenciar o projeto hoje.

A Debian 1.0 nunca foi lançada: Acidentalmente, Infomagic, uma empresa vendedora de CD, lançou a versão em desenvolvimento do Debian e a chamou de 1.0. Em 11 de Dezembro de 1995, Debian e Infomagic juntamente anunciaram que este lançamento foi indevido. Bruce Perens explicou que os dados colocados no conjunto de 5 CDs, "Fonte para Desenvolvedores Linux", de novembro de 1995, com "Debian 1.0" não era a versão 1.0 do Debian, mas uma versão em desenvolvimento que estava parcialmente no formato ELF, que provavelmente não iniciaria ou seria executada corretamente, e não apresentaria a qualidade de uma versão Debian. Para evitar confusões entre o CD prematuro e a atual versão do Debian, o projeto Debian renomeou sua próxima versão para "Debian 1.1". A Debian 1.0 prematura, incluída no CD, é desaprovada e não deveria ser usada.

Debian 1.1 Buzz (Junho de 1996): Esta foi a primeira versão Debian com um codinome. Este foi retirado, como todos os outros, de uma personagem do filme Toy Story... nesse caso, Buzz Lightyear. Neste momento, Bruce Perens tomava a liderança do Projeto de Ian Murdock e Bruce trabalhava na Pixar, a companhia que produziu o filme. Esta versão era toda em ELF, usada pelo kernel Linux 2.0 e continha 474 pacotes.

Debian 1.2 Rex (12 de Dezembro de 1996): Apelidada com o nome do dinossauro de plástico do filme. Esta versão consistia em 848 pacotes mantidos por 120 desenvolvedores.

Debian 1.3 Bo (5 de Julho de 1997): Apelidada de Bo Peep, a pastora. Esta versão consistia em 974 pacotes mantidas por 200 desenvolvedores.

Debian 2.0 Hamm (24 de Julho de 1998): Nomeada com o nome do porquinho do filme. Esta foi a primeira versão do Debian para múltiplas arquiteturas, adicionando o suporte para as arquiteturas da série Motorola 68000. Com Ian Jackson como líder do Projeto, esta versão fez a transição para a libc6 e consistia em torno de 1500 pacotes mantidos por 400 desenvolvedores.

Debian 2.1 Slink (09 de Março de 1999): Nomeada com o nome do cachorro-mola do filme. Mais duas arquiteturas foram adicionadas, Alpha e SPARC. Com Wichert Akkerman como líder do projeto, esta versão consistia em cerca de 2250 pacotes e requeria 2 CDs no conjunto oficial. A inovação técnica foi a inclusão do apt, uma nova interface de gerenciamento de pacotes. Mundialmente copiado, apt é o grande responsável pelo crescimento contínuo do Debian e estabeleceu um novo paradigma para a aquisição e instalação de pacotes em sistemas operacionais de fonte aberta.

Debian 2.2 Potato (15 de Agosto de 2000): Apelidada com o nome do personagem "Sr Cabeça de Batata" do filme. Esta versão adicionou o suporte para as arquiteturas PowerPC e ARM. Com Wichert ainda atuando como líder do projeto, esta versão consistia em mais de 3900 pacotes derivados de 2600 pacotes fontes mantidos por mais de 450 desenvolvedores Debian.

Debian 3.0 woody (19 de Julho de 2002): Nomeada com o nome da personagem principal do filme: "woody", o cowboy. Mais arquiteturas foram adicionadas a esta versão: Ia-64, HP PA-RISC, MIPS (big endian), MIPS (little endian) e S/390. Esta também foi a primeira versão a incluir software com criptografia devido as restrições de exportação que foram iniciadas nos EUA e a primeira a incluir o KDE, agora que os problemas com a licença da QT foram resolvidas. Com Bdale Garbee recentemente eleito Líder do Projeto e mais de 900 desenvolvedores Debian, esta versão continha 8900 pacotes e 7 CDs binários no conjunto oficial.


[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ A ] [ próximo ]


Uma Breve História do Debian

2.4 (última revisão em 31 de Julho de 2002)

Time de Documentação do Debian debian-doc@lists.debian.org
Tradução: Michelle Ribeiro michelle@cipsga.org.br