Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Checklist para um estande

Esta lista pretende auxiliar as pessoas organizando um estande para o projeto Debian em uma exposição. Por favor envie comentários para events@debian.org.

Organizando um estande

Esta lista é ordenada. Porém, alguns itens podem ser feitos em paralelo, é claro, e alguns outros podem ser feitos em ordens diferentes.

  1. Existem outras pessoas que gostariam de organizar um estande para o Debian também? Somente faz sentido se existem duas ou mais pessoas. Caso ninguém mais queira ou possa ajudar, por favor reconsidere organizar o estande.
  2. Agora que existem algumas pessoas que irão ajudar no estande, alguns deles irão trazer uma máquina? Caso contrário, por favor reconsidere organizar um estande, uma vez que sem máquinas o estande ficará bem vazio.
  3. Agora que pessoas e máquinas estão disponíveis, é hora de entrar em contato com a administração e questioná-los sobre um estande gratuito para o projeto.
  4. Por favor certifique-se que o estande terá equipamentos.
  5. Cheque se existirão paredes para pendurar os posters.
  6. Por favor certifique-se de que o estande terá um conector de energia.
  7. Caso esteja disponível sem custo ou a um custo baixo, pergunte por conectividade IP caso você considere que isso seja útil para o estande.
  8. Caso os posters possam ser usados, cheque se você pode arcar com os custos de imprimir grandes posters ou obtenha alguns enviados para você (confira o material para estandes).
  9. Confira se você pode arcar com os custos de formulação, design e impressão de panfletos para que os visitantes possam levar algo do estande. (Confira o material para estandes).
  10. Caso seja uma grande exposição, confira se alguém quer produzir CDs Debian para visitantes. Confira se você pode pode encontrar patrocinadores para pagar pela produção para que você possa oferecê-los gratuitamente. Certifique-se de que a entrega de CDs binários esteja realmente de acordo com a licença de distribuição de software.
  11. Caso alguém alguém capaz de dar um palestra cobrindo o Debian em geral ou um ângulo específico do projeto esteja no estande, peça-lhe para se inscrever com a administração para ver se eles aceitam a palestra. Em qualquer caso, você pode sempre agendar palestras no estande, mas certifique-se de agendar previamente (no primeiro dia) para que as pessoas tenham conhecimento das palestras.
  12. Mesmo que nenhuma palestra formal esteja sendo organizada, você pode sempre pedir para a administração uma sala para organizar um encontro Birds of Feather (BOF). Um BOF é um encontro informal entre desenvolvedores e usuários no qual qualquer pessoa pode perguntar qualquer questão na qual esteja interessada. Eles são bastante elucidantes porque desenvolvedores têm a chance de saber o que as pessoas pensam e as pessoas obtém as respostas às dúvidas que possuem.
  13. Negocie com a administração quantas mesas e cadeiras forem necessárias para o estande.
  14. Por favor certifique-se de que existirão cabos de energia o suficiente no estande para que as máquinas possam ser todas ligadas.
  15. Por favor certifique-se de que existirão cabos de rede e hubs/switches suficientes no estande para que as máquinas possam ser conectadas — e conectadas com o upstream se possível.
  16. Mesas descobertas não dão boa impressão, você pode considerar usar capas de mesas brancas para que o estande inteiro pareça mais profissional.
  17. Se você quer vender alguma coisa (camisetas, cds, pins, etc.), você deverá contatar a administração primeiramente para checar se isso é permitido. Há grandes eventos em que vendas em estandes não são permitidas.
  18. Se a administração permitir que você venda coisas no estande, você deve checar ainda se há alguma lei local ou estatual que proíba isso (especialmente se o evento for realizado em um domingo). A administração do evento talvez possa ajudar a checar isso.
  19. Ao vender coisas, não dê ênfase para isso no estande. Isso parece estranho, principalmente se você solicitou um estande gratuito para a administração e agora está fazendo dinheiro com ele.
  20. Em alguns eventos, um evento social é organizado para palestrantes e expositores. Confira se haverá um e como você pode estar presente caso você esteja interessado. Como uma regra geral : Um evento social é bem legal uma vez que você pode encontrar pessoas de outros projetos e empresas e pode relaxar fora de um exposição estressante.
  21. Por favor certifique-se de levar fingerprints suficientes de sua chave GnuPG com você para que outros possam assiná-la. Por favor não se esqueça também do passaporte ou licença de motorista para provar sua identidade.
  22. Caso você tenha fundos para fazer mais pelo estande você pode ler algumas boas idéias com relação a isso em merchandising em estandes.
  23. Quando as pessoas e as máquinas estiverem disponíveis, certifique-se de que toda a equipe do estande pode operar as máquinas. Isso requer uma conta com uma senha conhecida por todo o grupo. Essa conta deve poder executar sudo apt-get se as máquinas estiverem conectadas a uma rede e tiverem acesso a um mirror do Debian.
  24. Será legal se uma das pessoas que estão na equipe do estande escrever um pequeno relatório depois da conferência para que nossas páginas de eventos incluam um relatório da exibição e a Debian Weekly News também possa trazer mais tarde uma nota sobre a mesma.

Mensagens a respeito da organização do estande e palestras podem ser enviadas para uma das listas de discussão assim elas serão publicamente reconhecidas, arquivadas e podem atrair mais pessoas interessadas em comparecer.

Caso você não queira enviar tais mensagens para uma lista pública, você pode sempre enviá-las para events@debian.org para que possamos lhe dar algumas dicas caso seja necessário ou útil. Porém nós não entraremos em contato com a administração contornando seus esforços.

Organizando o estande