Requerimentos do estande

Ocorreram inúmeros problemas com a organização de estandes no passado. Este documentos tenta dar uma luz para que tais problemas não aconteçam ou possam ser minimizados.

Antes de mais nada, o Projeto Debian não possui nenhum dinheiro para gastar em exibições, especialmente não em retornáveis (como espaço, carpetes, mesas, etc.). Como resultado, o projeto precisa ter o estande inteiro patrocinado pelos organizadores, a não somente espaço, para poder organizar um estande bom e com uma boa equipe.

Em segundo lugar, tudo que é mostrado em um estande Debian durante uma exposição é doado por pessoas ou empresas que nos oferecem um meio de apoio. Todo equipamento é mantido por pessoas do Debian que estão interessadas em organizar o estande. Todas as despesas de alojamento e viagem são normalmente pagas por estas pessoas de seu próprio bolso. Todas as outras despesas que fazem o estande parecer interessante (por exemplo, banners, posters, camisetas, etc.) são também pagas por essas pessoas.

Isto siginifica que prover somente espaço para um estande faria com que o mesmo parecesse bastante pobre uma vez que a falta de eletricidade significaria que computadores não poderiam exibir coisa alguma (uma vez que eletricidade é necessária para ligar as máquinas e monitores), ou somente laptops poderiam ser usados, mas eles podem armazenar energia por não mais do que quatro horas. Adicionalmente isso também siginifica que as pessoas, a equipe do estande, teriam que sentar no chão caso ninguém fornecesse mesas, cadeiras e um carpete.

Resumindo, um estande como esse pareceria muito pobre. É bem questionável se ele demonstraria o alto nível de uma exposição, projeto pobre ou mostraria que os organizadores não possuem dinheiro ou não querem gastar dinheiro em projetos de software livre.

Afinal de contas, estes projetos de software livre criam os produtos através dos quais os organizadores são pagos. Sem todos estes projetos que oferecem este maravilhoso software livre, não existiria conferências cobrindo este tipo de software. Não existiriam também muitas empresas que baseiam seus negócios neste tipo de software. Levando isto em consideração, onde está o problema para os organizadores de conferências oferecerem um estande completo para estes projetos? Quanto é gastar $500 para uma empresa que cobra uma taxa de entrada para uma única pessoa que é mais do que isso?