Informações sobre como usar o mecanismo de busca da Debian

O mecanismo de busca da Debian, em http://search.debian.org/, permite diferentes tipos de busca, dependendo do que você quiser fazer.

Busca Simples

O jeito mais simples de todos é digitar uma palavra na caixa de diálogo, e digitar enter (ou clicar o botão Procurar). O mecanismo de busca vai então retornar todas as páginas no website que contenham aquela palavra. Esse tipo de busca dá bons resultados na maioria das vezes.

O próximo passo é buscar mais de uma palavra ao mesmo tempo. Você pode escolher:

buscar por todas as palavras
que vai retornar páginas que tenham todas as palavras que você digitou
buscar por quaisquer palavras
que vai retornar páginas que tenham qualquer uma das palavras que você digitou

Busca Booleana

Se uma busca simples não é suficiente, então uma booleana pode dar certo para você. Você tem como opções and, or, not e uma combinação dessas três.

& - AND lógico vai retornar resultados em que ambas as palavras estejam na página. Por exemplo, "gcc & patch" vai achar quaisquer URLs que contenham tanto "gcc" como "patch".

| - OR lógico vai retornar resultados em que uma ou outra palavra estejam na página. Por exemplo, "gcc | patch" vai achar quaisquer URLs que tenham "gcc" ou "patch".

~ - NÃO lógico exclui uma palavra dos resultados. Você provavelmente vai querer usar isso com o AND lógico ( & ), já que ele remove resultados de uma lista. Por exemplo, "gcc & ~patch" vai achar todas as URLs que contenham "gcc" e que não contenham "patch". Procurar apenas por "~patch" não vai retornar nada, porque você estava procurando por nada, que retorna nada, e então removendo páginas que continham a palavra "patch" de uma lista vazia, o que, obviamente, nada retorna.

() - agrupamento provê mais complexidade ainda, já que você pode agrupar blocos lógicos com ele. Por exemplo, "(gcc | make) & ~patch" vai achar todas as URLs que contenham ou "gcc" ou "make" mas que não contenham "patch".