Espelhos oficiais do Debian

Os servidores de arquivos oficiais do Debian têm um endereço que segue o seguinte formato: ftp.<país>.debian.org. Estes são mais divulgados e mais utilizados; a cara do Debian para muitas pessoas.

Lista de espelhos oficiais do repositório Debian

Patrocinadores

Os patrocinadores dos espelhos oficiais são especialmente reconhecidos em nossas páginas web.

Processo

Espelhos oficiais são hospedados por pessoas ou grupos selecionados que doam seus recursos como um serviço para todos os usuários Debian do seu país.

O Debian depende da informação fornecida pelos usuários e mantenedores de espelhos para tomar decisões sobre a hierarquia de espelhos. Todo o retorno construtivo com relação a espelhos oficiais existentes ou faltando é bem vinda no mirrors@debian.org ou na lista de discussão debian-mirrors.

Se ainda não existe um ftp.<país>.debian.org para o seu país, qualquer mantenedor de espelho pode candidatar o seu site a se tornar um dos oficiais, desde que ele atenda os critérios definidos abaixo.

Em países onde já há um espelho oficial definido, ainda é possível configurar mais sites oficiais, mas somente se há demanda para tanto. Em grandes países, como os EUA, e países com mais de um backbone principal que não estão bem conectados, como a Austrália, é até mesmo uma boa ideia.

Usualmente, o primeiro site receberá o apelido ftp.<país>.debian.org e ftp1.<país>.debian.org. Futuros sites simplesmente receberão apelidos do segundo tipo com o número incrementado apropriadamente.

Critério

Para tornar-se um espelho oficial, um site espelho Debian deverá atender aos seguintes critérios:

Por favor observe que estas são apenas diretrizes, mas nós estaremos mais aptos a aceitar seu site como um espelho oficial se as condições acima forem cumpridas. Também é geralmente desejável que o site tenha um histórico de funcionamento conforme descrito acima.

Todas as aplicações para sites oficiais, incluindo a informação exata sobre o consumo de banda e quaisquer limites, deverão ser enviado para mirrors@debian.org.