Espelhos oficiais do Debian
Os servidores de arquivos oficiais do Debian têm um endereço que segue o seguinte formato: ftp.<país>.debian.org. Estes são mais divulgados e mais utilizados; a cara do Debian para muitas pessoas.
Lista de espelhos oficiais do repositório Debian
Patrocinadores
Os patrocinadores dos espelhos oficiais são especialmente reconhecidos em nossas páginas web.
Processo
Espelhos oficiais são hospedados por pessoas ou grupos selecionados que doam seus recursos como um serviço para todos os usuários Debian do seu país.
O Debian depende da informação fornecida pelos usuários e mantenedores de espelhos para tomar decisões sobre a hierarquia de espelhos. Todo o retorno construtivo com relação a espelhos oficiais existentes ou faltando é bem vinda no mirrors@debian.org ou na lista de discussão debian-mirrors.
Se ainda não existe um ftp.<país>.debian.org para o seu país, qualquer mantenedor de espelho pode candidatar o seu site a se tornar um dos oficiais, desde que ele atenda os critérios definidos abaixo.
Em países onde já há um espelho oficial definido, ainda é possível
configurar mais sites oficiais, mas somente se há demanda para tanto.
Em grandes países, como os EUA, e países com mais de um backbone
principal que não estão bem conectados, como a Austrália, é até mesmo
uma boa ideia.
Usualmente, o primeiro site receberá o apelido ftp.<país>.debian.org e ftp1.<país>.debian.org. Futuros sites simplesmente receberão apelidos do segundo tipo com o número incrementado apropriadamente.
Critério
Para tornar-se um espelho oficial, um site espelho Debian deverá atender aos seguintes critérios:
- O espelho deveria estar registrado (usando nosso formulário de envio de espelhos).
- O site deveria ser confiável e estar on-line as 24 horas por dia. A máquina não deveria ser sobrecarregada.
- Deveria ter um link decente (relativo ao respectivo país). Largura de banda equivalente a uma conexão T1 ou melhor, de preferência; note que em países desenvolvidos, essa largura de banda mínima deve ser bem maior.
- Os roteadores que estão em frente ao servidor não devem ter nenhum bloqueio para o acesso global ou maiores limitações de banda.
- O servidor deve ser capaz de aguentar o tráfego, por exemplo, ter alguns limites nos serviços de FTP, HTTP e rsync, incluindo o número máximo de conexões em geral e o número máximo de conexões de um único endereço IP.
- Compromisso de espaço em disco (com possibilidade de expansão) — veja a página de tamanho do espelho.
- O arquivo Debian completo deve ser espelhado.
- A hierarquia de espelhos deveria estar disponível em /debian. Motivo: manter a consistência entre sites — você pode simplesmente colocar um link simbólico (symlink) se você quiser manter o espelho em algum outro lugar, ou então, pode configurar um host virtual.
- O espelho deverá estar disponível pelo menos nos seguintes protocolos:
- HTTP (http://seu.servidor/debian/)
HTTP é usado porque com HTTP/1.1 as transferências têm o potencial de se tornarem mais eficientes que com FTP. - FTP (ftp://seu.servidor/debian/)
FTP é o protocolo mais antigo, e ainda amplamente utilizado. - rsync (rsync://seu.servidor::debian/)
Rsync é o método preferido para se fazer espelho, e uma das principais funções de um espelho oficial é ajudar na proliferação de espelhos secundários.
- HTTP (http://seu.servidor/debian/)
- O espelho deveria ser atualizado com ftpsync, um script que fornece várias funções requeridas.
- Push mirroring precisa ser configurado; sinta-se livre pra nos contatar para ficar em contato com o mantenedor de outro espelho.
Por favor observe que estas são apenas diretrizes, mas nós estaremos mais aptos a aceitar seu site como um espelho oficial se as condições acima forem cumpridas. Também é geralmente desejável que o site tenha um histórico de funcionamento conforme descrito acima.
Todas as aplicações para sites oficiais, incluindo a informação exata sobre o consumo de banda e quaisquer limites, deverão ser enviado para mirrors@debian.org.
