Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Parceiros Debian

O que é o Programa de Parceiros?

O Programa de Parceiros foi criado para reconhecer as empresas e organizações que fornecem auxílio contínuo ao Debian. Graças ao suporte substancial fornecido por estes parceiros, nós podemos expandir e melhorar o Debian. Nós gostaríamos de oficialmente reconhecer seus esforços, e continuar a manter um bom relacionamento.

Como minha organização pode contribuir para o Debian?

Para doações em dinheiro, equipamento ou serviços, visite nossa página de doações.

Para mais informações sobre o Programa de Parceiros Debian, visite Programa de Parceiros.


Parceiros de Desenvolvimento

Hewlett-Packard forneceu hardware para desenvolvimento de portes, espelhos Debian, e outros serviços Debian (doações de hardware HP atualmente estão listadas na página máquinas Debian). Para informações a respeito do envolvimento da HP na comunidade de Código Aberto Linux, veja HP Linux.

A Hewlett-Packard é uma das maiores empresas de computadores no mundo, fornecendo uma ampla linha de produtos e serviços, como servidores, PCs, impressoras, produtos de armazenamento, equipamentos de rede, software, soluções de computação na nuvem, etc.


Thomas Krenn tem fornecido um novo servidor high-end para o serviço cdbuilder do Debian. Além disso, Thomas Krenn é um patrocinador regular de hardware da DebConf ou do stand Debian na LinuxTag. Para informações sobre o envolvimento de Thomas Krenn com a comunidade de Código Aberto Linux, veja http://www.thomas-krenn.com/linux.

Thomas Krenn é lider na Europa em vendas online de sistemas servidores e hospedagem de alta qualidade. Eles oferecem servidores montáveis em rack, servidores silenciosos e de baixo ruído, sistemas de armazenamento e soluções de virtualização. A Thomas Krenn é a única loja de hardware que entrega servidores individuais configurados dentro de 24 horas por toda a Europa. E, é claro, eles suportam o Debian como sistema operacional em seus servidores!


A trustsec paga a dois desenvolvedores Debian para trabalharem no porte do Debian para S/390 e em pacotes principalmente relacionados a Java. Eles hospedam o portal web para Debian no S/390 e zSeries. Eles pagaram e trabalharam nos CDs grátis para LinuxTag 2001 em Stuttgart.

A trustsec oferece aos clientes suporte, consultoria e treinamento para Debian na arquitetura PC da Intel (i386), PowerPC e IBM S/390 e é especializada em segurança de rede e desenvolvimento de software com Java. Por favor, envie e-mail para info@trustsec.de para mais informações.


A credativ é uma empresa orientada a serviços com foco em software de código aberto desde sua fundação em 1999. O suporte mundial ao Debian é fornecido pelos Open Source Support Centers da credativ por todo o globo.

Um grande número de funcionários da credativ são desenvolvedores Debian, vários deles muito bem conhecidos pela comunidade. Bem desde o princípio a credativ tem, ativamente, suportado o projeto Debian. Para mais informações, por favor, visite http://www.credativ.com/.


Skolelinux está fortemente envolvido na criação e teste do novo debian-installer e na localização do Debian.

Skolelinux é um esforço para criar uma Distribuição Debian Personalizada voltada para escolas e universidades. Uma fácil instalação com 3 perguntas resulta num sistema pré-configurado ajustado para escolas, sem requerer praticamente nenhum conhecimento de Linux ou redes. Isto inclui 15 serviços pré-configurados e um ambiente localizado.


Desde 2002, a Genesi tem fornecido o hardware que projeta e desenvolve para a comunidade Debian. A Genesi também emprega desenvolvedores Debian para suportar suas plataformas.

Computadores Efika MX baseados em ARM da Genesi são projetados para oferecer recursos de computação energeticamente eficientes, de baixo custo para o mercado de massa. Para informações sobre o envolvimento da Genesi na comunidade de Código Aberto Linux, por favor, visite www.PowerDeveloper.org.


A Eaton ajuda ao Debian na proteção de sua infraestrutura contra problemas de energia, e emprega um Desenvolvedor Debian para trabalhar no suporte de UPS e Dispositivos de Energia através de Network UPS Tools e pacotes relacionados.

A Eaton é um líder global de tecnologia em componentes elétricos e sistemas para qualidade, distribuição e controle de energia; componentes hidráulicos, sistemas e serviços para equipamentos industriais e móveis; combustível aeroespacial, sistemas hidráulicos e pneumáticos para uso comercial e militar; e sistemas de drivertrain e powertrain de caminhões e automóveis para desempenho, economia de combustível e segurança. A Eaton tem aproximadamente 75.000 empregados e vende produtos para clientes em mais de 150 países, com vendas em 2008 de 15,4 bilhões de dólares.


A Simtec forneceu várias máquinas ARM que formam o grosso da infraestrutura Debian ARM. Além disso, a Simtec emprega vários desenvolvedores que contribuem no porte Debian para ARM.

A Simtec é um fornecedor líder de produtos computacionais baseados em ARM. Nós temos uma ampla gama de placas que servem para vários usos no mercado de embarcados. Nós fornecemos uma ampla gama de produtos e soluções que podem ser moldados para se adequarem às necessidades dos clientes, desde soluções de integração prontas para uso a projetos totalmente personalizados. Todos os nossos produtos vêm com ferramentas e sistemas operacionais de código aberto.


A Loongson e a Lemote têm fornecido várias máquinas baseadas em Loongson para o Debian. Para informações sobre o envolvimento da Loongson com a comunidade Linux, veja Linux na Loongson.

Processadores Loongson são uma série de processadores compatíveis com MIPS. Eles têm sido amplamente usados em muitas áreas, tais como desktops, servidores, aplicações embarcadas, computação de alto desempenho, etc. Para mais informações, contate info@loongson.cn.


Parceiros Financeiros

As seguintes organizações fizeram doações em dinheiro para o projeto Debian como uma maneira de contribuir através do Programa de Parceiros Debian.

A Open Source Press é a editora baseada em Munique do livro The Debian System. Por cada livro vendido, a editora e o autor, juntos, doam 1€ ao projeto Debian.

A Open Source Press se especializou em livros sobre Linux e Software de Código Aberto, escritos por autores com considerável experiência na área, e produzidos em estreita cooperação com as respectivas comunidades. As publicações da Open Source Press são reconhecidas por sua qualidade e profundidade.

A No Starch Press, baseada em San Francisco, editora de "The Finest in Geek Entertainment", é co-editora do livro The Debian System. A empresa é bem conhecida por publicar títulos de alta qualidade em uma grande variedade de tópicos, incluindo sistemas operacionais alternativos, rede, hacking, programação e LEGO. A No Starch Press doa 1 dólar da venda de cada cópia do The Debian System para o projeto Debian.

Parceiros de Serviço

A Brainfood (anteriormente chamada Novare) fornece várias máquinas para o Debian, assim como hospedagem e serviços de administração de servidores.

A Brainfood é uma empresa de soluções de tecnologia cujo objetivo é trabalhar para produzir um resultado ideal para uma necessidade específica, seja um site web ou uma aplicação de intranet de ensino à distância contínua, ou desenvolvimento de software personalizado. Para mais informações, contate debian-contact@brainfood.com.


A Linux Central nos fornece conjuntos de CD-ROM com Debian GNU/Linux para eventos do tipo apresentação comercial. Estes CDs ajudam a promover o Debian ao levar o sistema diretamente para as mãos de usuários potenciais ou que já usam o Debian.

A Linux Central vende todos os últimos lançamentos de produtos Linux tais como software comercial, livros, hardware, e versões das principais distribuições Linux. No site da Linux Central você pode também encontrar notícias e informação básica a respeito do Linux, ou assinar um boletim para ficar atualizado com todos os produtos lançados atualmente ou destaques do dia.   Para mais informações, contate sales@linuxcentral.com.


A RapidSwitch (anteriormente Black Cat Networks) é um ISP do UK especializado em hospedagem dedicada. Ele fornece servidores dedicados, soluções de gerenciamento de servidores, serviços de colocation e servidores virtuais VPS.

Ela hospeda algumas máquinas Debian de desenvolvimento, Caballero e Sarti.


O Laboratório Open Source da Universidade do Estado de Oregon fornece hospedagem e serviços administrativos ao projeto Debian.

O Laboratório Open Source é um ponto focal para o desenvolvimento de código aberto na Universidade do Estado de Oregon e além. O LOS fornece desenvolvimento, hospedagem e outros serviços variados para a comunidade Open Source.


A Telegraaf Media ICT BV dá suporte à comunidade Debian com doações de hardware, espaço em rack e largura de banda para o servidor Debian que hospeda o alioth, arch e svn.

A infraestrutura de internet (aproximadamente 200 servidores baseados em Intel) da Telegraaf Media ICT BV é baseada principalmente em servidores Debian GNU/Linux; os administradores de sistemas são usuários Debian altamente motivados e alguns também são mantenedores Debian.

O Telegraaf Media Group roda alguns dos websites holandeses mais populares (http://www.telegraaf.nl, http://www.speurders.nl e http://www.dft.nl), além dos dois maiores jornais da Holanda.


O man-da.de GmbH é o provedor de backbone do Metropolitan Area Network Darmstadt. Ele tem apoiado o Debian hospedando vários servidores debian.org e debian.net, assim como a rede buildd para a experimental e máquinas debconf.org.

O man-da.de GmbH opera o MANDA, uma rede metropolitana na região de South Hessen conectando organizações educacionais e de pesquisa a anéis de rede redundantes de alta velocidade e fornecendo acesso à internet. A empresa é de propriedade da TU Darmstadt e University of Applied Sciences Darmstadt e, além de manter em operação o MANDA, também fornece consultoria em TI e serviços de TI para as duas universidades.


A Bytemark Hosting nos dá suporte através do fornecimento de serviços de hospedagem e patrocínio para a Conferência Debian.

Eles são um dos líderes como Provedor de Serviços de Internet (PSI — ISP, Internet Service Provider) no Reino Unido e fornecem hospedagem escalável, poderosa e financeiramente acessível com vários extras interessantes aos geeks como padrão. O Debian GNU/Linux é extensivamente utilizado dentro da rede deles e é recomendado como a Distribuição Eleita para qualquer novo cliente que não esteja 100% decidido sobre qual distro escolher.


A 1&1 nos dá suporte fornecendo vários servidores em seu datacenter de alto desempenho Karlsruhe.

A 1&1 é uma das maiores empresas do mundo em hospedagem web e registro de domínios, com escritórios na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha e EUA. A maioria dos mais de 5 milhões de sites web e outros serviços gerenciados pela 1&1 são executados em um ambiente baseado em Debian usando vários milhares de servidores.


A DG-i fornece ao projeto Debian hardware e serviços de hospedagem a partir de seus sites de colocation via conexão de alta velocidade. O wiki.debian.org recebeu um servidor IBM x360.

A Dembach Goo Informatik GmbH & Co. KG (DG-i) oferece serviços de consultoria em infraestrutura de TI, desenvolvimento de software e serviços de hospedagem. A DG-i suporta clientes analisando seu ambiente de TI, desenvolvendo soluções individuais de software e ajustando aplicações do cliente para transições transparentes em serviços hospedados. A empresa projeta e suporta conceitos operacionais individuais de TI que estão de acordo com os padrões de alta qualidade, especialmente em E-Commerce e serviços financeiros. A DG-i abriga a infraestrutura de hospedagem necessária em seus datacenters em Munique e Dusseldorf.


A Mythic Beasts Ltd. suporta o Debian (e a SPI Inc) fornecendo serviço de registro de domínios.

Eles são uma empresa de hospedagem web, de registro de domínio e de colocation baseada no UK.