Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.

Portes ] [ Debian GNU/Hurd ] [ Novidades ] [ Configuração ] [ CDs do Hurd ] [ Documentação ] [ Desenvolvimento ] [ Contato ]

Debian GNU/Hurd

Introdução

O Hurd é um conjunto de servidores que funcionam sobre o microkernel GNU Mach. Juntos eles formam a base para o sistema operacional GNU.

Atualmente, o Debian só está disponível para Linux, mas com Debian GNU/Hurd nós começamos a oferecer o GNU/Hurd como um plataforma de desenvolvimento, servidor e área de trabalho. Entretanto, o Debian GNU/Hurd ainda não foi oficialmente lançado, e não será por algum tempo.

Desenvolvimento

O Hurd está sob desenvolvido ativo, mas não fornece o desempenho e a estabilidade que você esperaria de um sistema em produção. Além disso, somente cerca um de cada dois pacotes Debian foram portados para o GNU/Hurd. Há muito trabalho a ser feito antes de fazer um lançamento.

Até lá, você pode participar no desenvolvimento se quiser. Dependendo da sua experiência e disponibilidade de tempo, você pode nos ajudar de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, nós necessitamos de hackers C experientes para desenvolver e implementar novos recursos e para corrigir bugs e depurar o sistema. Se você não é muito experiente em programação C, você ainda pode ajudar: seja testando os sistemas existentes e relatando bugs, ou tentando compilar algum software que você conheça e que ainda não esteja portado. Escrever documentações é importante, assim como manter as páginas web.

Como posso participar?

Para começar no desenvolvimento do HURD, você deveria instalar o Debian GNU/Hurd e se acostumar a ele. Além disso, inscreva-se nas listas de discussão e tente reconhecer o estado atual de desenvolvimento. Ofereça sua ajuda, e nós te diremos o que precisa ser feito.