Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Portes ] [ Debian para IA-64 ] [ Novidades ]

Debian para IA-64

Status

IA-64 é uma arquitetura suportada pelo Debian desde o Debian 3.0 (woody).

Caso você queira ajudar, comece assinando a lista de discussão debian-ia64.

Os canais Debian normais para aquisição de mídia de instalação agora incluem imagens de CD ia64.

Outra possibilidade é usar uma das imagens beta do Instalador Debian para ia64. Isso pode ser mais que uma aventura, mas qualquer problema que você encontre e reporte vão ajudar o Debian a ter o instalador debian para ia64 testado e pronto para o próximo release estável do sistema.

Versões de BIOS

É possível que você ache uma máquina ia64 recente que precise de uma atualização na BIOS para funcionar bem com Linux. Uma combinação em particular que se tem notícia é tentar rodar novos kernels em sistemas "Lion" com BIOS realmente velhas. Para tentar e fazer isso mais fácil, aqui está o que nós sabemos sobre versões da BIOS que funcionam bem com o Debian em sistemas ia64 antigos:

Downloads de Firmaware para sistemas HP estão disponíveis a partir DAQUI.

Se alguém tiver informações a respeito de versões adequadas de BIOS para outros sistemas IA-64 que estão executando Debian com sucesso, informe-nos através da lista debian-ia64!

Contatos

Os instigadores do porte IA-64 foram Bdale Garbee e Randolph Chung. A melhor maneira de fazer perguntas atualmente é através da lista de discusssão.

Lista de Discussão

Para assinar a lista de discussão para este porte, envie uma mensagem contendo a palavra "subscribe" como assunto para debian-ia64-request@lists.debian.org, ou use a página web das listas. Você também pode navegar e procurar no arquivo das listas.