Debian GNU/kFreeBSD

O Debian GNU/kFreeBSD é um porte que consiste de aplicações GNU em espaço de usuário(a) que usam a biblioteca GNU C em cima do kernel do FreeBSD, acompanhado de um conjunto regular de pacotes do Debian.

O desenvolvimento do Debian GNU/kFreeBSD foi oficialmente encerrado em julho de 2023 devido à falta de interesse e de voluntários(as). Você pode encontrar o anúncio oficial aqui.

O Debian GNU/kFreeBSD não é uma arquitetura oficialmente suportada. Foi lançada com o Debian 6.0 (Squeeze) e o 7.0 (Wheezy) como uma pré-estreia tecnológica e o primeiro porte não Linux. Desde o Debian 8 (Jessie) já não está mais incluída nos lançamentos oficiais.

Recursos

Existem mais informações para o porte (incluindo um FAQ) na página wiki do Debian GNU/kFreeBSD.

Listas de e-mail

Lista de e-mail Debian GNU/k*BSD.

IRC

Canal #debian-kbsd no IRC (em irc.debian.org).

Desenvolvimento

Como utilizamos a biblioteca Glibc, os problemas de portabilidade são muito simples e na maioria das vezes é apenas uma questão de copiar um caso de teste para "k*bsd*-gnu" a partir de outro sistema baseado na Glibc (como o GNU ou o GNU/Linux). Veja o documento sobre portabilidade para obter mais detalhes.

Veja também o arquivo TODO para obter mais detalhes sobre o que precisa ser feito.

Hardware disponível para desenvolvedores(as) Debian

Para trabalhos de porte, os(as) desenvolvedores(as) Debian têm disponível o lemon.debian.net (kfreebsd-amd64). Por favor, veja a base de dados de máquinas para mais informações sobre essas máquinas. Em geral, você poderá utilizar dois ambientes chroot: testing e unstable. Note que esses sistemas não são administrados pelo DSA, portanto não envie solicitações para o debian-admin sobre isso. Em vez disso, utilize o admin@lemon.debian.net.