6.2. Introdução aos componentes

Aqui está uma lista dos componentes instalados com uma breve descrição do propósito de cada um. Detalhes que você poderá precisar saber sobre usar cada componente em particular podem ser encontrado em Seção 6.3, “Usando os componentes individuais”.

main-menu

Mostra a lista de componentes para o usuário durante a operação de instalação, e inicia um componente quando ele for selecionado. As questões do menu principal são ajustadas para prioridade medium, assim se sua prioridade for ajustada para high ou critical (high é o padrão), você não verá o menu. Por outro lado, se existir um erro que requeira sua intervenção, a prioridade da questão pode ser temporariamente abaixada para lhe permitir resolvê-lo, neste caso o menu aparecerá.

Você poderá retornar para o menu principal selecionando o botão “Voltar” repetidamente para voltar todo o caminho do componente sendo executado atualmente.

localechooser

Permite ao usuário selecionar opções de localização para instalação e para os sistemas instalados: idioma, país e “locales”. O instalador irá exibir mensagens no idioma selecionado, a menos que a tradução para este idioma esteja completa algumas mensagens podem ser exibidas em Inglês.

kbd-chooser

Mostra uma lista de teclados, no qual o usuário pode escolher o modelo que é exatamente igual ao que possui.

hw-detect

Detecta automaticamente a maioria dos hardware do sistema, incluindo placas de rede, unidades de disco e PCMCIA.

cdrom-detect

Procura por um CD de instalação do Debian e monta.

netcfg

Configura as conexões de rede do computador para que ele possa se conectar a internet.

iso-scan

Procura por sistemas de arquivos ISO, que podem estar em um CD-ROM ou em um disco rígido.

choose-mirror

Mostra uma lista de arquivos espelhos (mirrors) do Debian. O usuário pode escolher a origem dos pacotes de instalação.

cdrom-checker

Verifica a integridade de um CD-ROM. Desta forma, o usuário pode ter certeza que seu CD-ROM de instalação não foi corrompido.

lowmem

O lowmem tenta detectar sistemas com pouca memória e então faz várias checagens para remover partes desnecessárias do debian-installer da memória (pelo custo de algumas características).

anna

Anna é quase um APT. Instala pacotes que foram baixados de um mirror selecionado.

autopartkit

Particiona automaticamente um disco completo de acordo com as preferências mostradas ao usuário.

partitioner

Permite ao usuário particionar discos conectados ao sistema. Um programa de particionamento apropriado para a arquitetura do seu computador será selecionado.

partconf

Mostra uma lista de partições, e cria um sistema de arquivos nas partições selecionadas de acordo com as instruções do usuário.

lvmcfg

Ajuda o usuário com a configuração do LVM (Logical Volume Manager).

mdcfg

Permite ao usuário configurar o RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) via software. Este RAID software é normalmente superior a controladoras RAID IDE baratas (pseudo hardware) encontradas em placas mãe mais novas.

tzsetup

Selecione o fuso horário, com base na localização anteriormente selecionada.

user-setup

Configura a senha do root e adiciona um usuário não-root.

base-installer

Instala o conjunto mais básico de pacotes que permite ao computador operar sob o Linux quando for reiniciado.

apt-setup

Configura o apt, quase automaticamente, com base em a partir de qual mídia o instalador está sendo executado.

os-prober

Detecta os sistemas operacionais instalados atualmente no computador e passa esta informação para a instalação do gerenciador de partida, que pode lhe oferecer a possibilidade de adicionar os sistemas detectados no menu de inicialização. Isto da ao usuário facilidade de selecionar que sistema operacional deverá ser usado na partida do sistema.

bootloader-installer

Os vários instaladores de gerenciadores de inicialização instalam cada qual um programa gerenciador de inicialização no disco rígido, o qual é necessário para que o computador inicie usando Linux sem utilizar um disquete ou um CD-ROM. Muitos gerenciadores de inicialização permitem que o usuário escolha um sistema operacional alternativo a cada vez que o computador inicia.

shell

Permite ao usuário executar um shell a partir do menu, ou no segundo console.

save-logs

Oferece um método para o usuário gravar informações em um disquete, rede, disco rígido ou outra mídia quando problemas são encontrados, para que problemas no software instalador sejam relatados corretamente para os desenvolvedores Debian posteriormente.