B.1. Introdução

A pré-configuração provê um meio para definir respostas para perguntas feitas durante o processo de instalação, sem ter que entrar com as respostas manualmente durante a instalação. Isto torna possível automatizar totalmente a maioria tipos de instalações e também oferece alguns recursos não disponíveis durante a instalação normal.

B.1.1. Métodos de pré-configuração

Existem três métodos que podem ser usados para pré-configuração: initrd, file e network. Pré-configuração initrd funciona com qualquer método de instalação e suporta pré-configuração de mais coisas, mas isto requer maior preparação. Pré-configuração file e network podem ser utilizados com diferentes métodos de instalação.

A tabela a seguir mostra os métodos de pré-configuração que podem ser utilizados com cada método de instalação.

Método de Instalação initrd file network
CD/DVD sim sim yes[a]
netboot sim não sim
hd-media (incluindo usb-stick) sim sim yes[a]

[a] mas apenas se você tiver acesso à rede, e definir preseed/url apropriadamente

Uma importante diferença entre os métodos de pré-configuração é o ponto onde o arquivo de pré-configuração é carregado e processado. Para a pré-configuração initrd é logo no início da instalação, antes da primeira questão ser mostrada. Para pré-configuração file é após o CD ou a imagem de CD ser carregada. Para pré-configuração network é somente depois da rede ser configurada.

Obviamente, quaisquer questões que venham a ser processada antes que o arquivo de pré-configuração seja carregado, não poderão ser pré-configuradas (isso incluirá questões que são exibidas apenas nas prioridades média e baixa, como a primeira tentativa de detecção de hardware). Seção B.2.2, “Usando parâmetros de inicialização para pré-configurar questões” oferece uma forma de evitar que estas questões sejam perguntadas.

Para evitar que questões que normalmente aparecem antes que a pré-configuração ocorra, você pode iniciar o instalador no modo “auto”. Isso retarda perguntas que normalmente seriam feitas muito cedo para a pré-configuração (i.e. seleção de idioma, país ou teclado) até depois que a rede esteja ativa, e assim permitindo que elas sejam pré-configurados. Isso também executa a instalação com prioridade crítica, a qual evita muitas questões de pouca importância. Veja Seção B.2.3, “Modo auto” para detalhes.

B.1.2. Limitações

Enquanto a maioria das questões usadas pelo debian-installer podem ser pré-configuradas usando este método, aqui há algumas exceções dignas de nota. Você deve re(particionar) o disco inteiro ou utilizar algum espaço livre disponível no disco; não é possível usar partições existentes.