2.6. Hardware Para Ligação em Rede

Quase todas as placas de rede (NIC) suportadas pelo kernel Linux deve também ser suportadas pelo sistema de instalação; controladores modulares devem ser carregados automaticamente. Isto inclui a maioria das placas PCI e PCMCIA.

Quanto a ISDN (RDIS), o protocolo D-channel para o (velho) 1TR6 Alemão não é suportado; As placas Spellcaster BRI ISDN também não são suportadas pelo debian-installer. Utilizar ISDN durante a instalação não +e suportado.

2.6.1. Controladores que Necessitam de Firmware

O sistema de instalação actualmente não suporta obter firmwares. Isto significa que quaisquer placas de rede que utilizem um controlador que necessite que seja carregado fiemware, por omissão, não é suportado.

Se não existir outra placa de rede que possa utilizar durante a instalação, ainda é possível instalar Debian GNU/Linux utilizando uma imagem de um CD-ROM ou DVD completo. Escolha a opção para não configurar uma rede e instalar utilizando apenas os pacotes disponíveis a partir do CD/DVD. Pode então instalar o driver e o firmware que necessita após a instalação estar completada (após reiniciar) e configure menualmente a sua rede. Note que o formware pode ser empacotado separado do driver e pode não estar disponível na secção “main” do arquivo Debian GNU/Linux.

Se o próprio controlador for suportado, poderá também utilizar a placa de rede durante a instalação, copiando o formware a partir de algum media para /usr/lib/hotplug/firmware. Não se esqueça de também copiar o firmware para esse local para o sistema instalado antes de reiniciar no fim da instalação.

2.6.2. Placas de Rede Sem Fios (Wireless)

As placas de rede sem fios (Wireless) em geral também são suportadas, mas com um grande aviso. Muitos dos adaptadores de rede sem fios necessitam de controladores que não são livres ou não foram aceites no kernel oficial Linux. Estas placas de rede normalemnte podem pôr-se a funcionar em Debian GNU/Linux mas não são suportadas durante a instalação.

Se não existir outra placa de rede que possa utilizar durante a instalação, ainda +e possível instalar Debian GNU/Linux utilizando uma imagem de CD-TOM ou DVD completo. Utilize o mesmo procedimento conforme é descrito acima para placas de rede que necessitam de firmware.

Em alguns casos o controlador que necessita pode não estar disponível como um pacote Debian. Tem então de procurar código fonte disponível na internet e compilar você mesmo o controlador. Como fazer isto está fora do âmbito deste manual. Se não existir disponível nenhum dirver Linux, o seu último recurso é utilizar o pacote ndiswrapper, que permite utilizar um driver Windows.