4.4. Preparando arquivos para a inicialização através do disco rígido

O programa de instalação poderá ser iniciado usando arquivos colocados em uma partição de disco rígido existente ou carregados de outro sistema operacional ou chamando o gerenciador de partida diretamente pela BIOS.

Uma instalação completamente “via rede” pode ser feita usando esta técnica. Isto evita a chatice de mídias removíveis, como o trabalho de procurar e queimar imagens de CD ou ter uma grande quantidade de disquetes não confiáveis.

O programa de instalação não pode inicializar através de arquivos de um sistema NTFS.

4.4.1. Iniciando o programa de instalação via disco rígido usando o LILO ou o GRUB

Esta seção explica como adicionar ou até mesmo substituir uma instalação existente do Linux usando o comando LILO ou o GRUB.

No momento da inicialização, ambos o gerenciadores de partida suportam carregar na memória não somente do kernel mas também de uma imagem de disco. Este disco RAM poderá ser usado como sistema de arquivos raiz pelo kernel.

Copie os seguintes arquivos do repositório da Debian para uma localização conveniente em seu disco rígido, por exemplo em /boot/newinstall/.

  • vmlinuz (binário do kernel)

  • initrd.gz (imagem raiz)

Finalmente, vá até Seção 5.1.2, “Inicializando através do linux usando o LILO ou GRUB para configurar seu gerenciador de partida.