7.1. O momento da verdade

A primeira inicialização do seu sistema é o que os engenheiros elétricos chamam de “teste de fumaça”.

Se você fez a instalação padrão, a primeira coisa que você deveria ver quando inicializar o sistema é o menu do carregador de inicialização grub ou possivelmente do lilo. As primeiras opções do menu serão para o seu novo sistema Debian. Se você possui quaisquer outros sistemas operacionais no seu computador (como o Windows) que foram detectados pelo sistema de instalação, eles estarão listados mais abaixo no menu.

Se o sistema não inicia corretamente, não entre em pânico. Se a instalação foi feita com sucesso, as chances são boas de que há apenas um problema relativamente pequeno impedindo o sistema de inicializar o Debian. Na maioria dos casos, tais problemas podem ser consertados sem ter que repetir a instalação. Uma opção disponível para corrigir problemas de inicialização é usar o modo de recuperação que já vem com o instalador (veja Seção 8.7, “Recuperando um Sistema Quebrado”).

Se você é novo no Debian e no Linux, você pode precisar de algumas ajuda de usuários mais experientes. Para ajuda “on-line” direta você pode tentar os canais de IRC #debian ou #debian-boot (em ambos fala-se inglês) ou o #debian-br (onde fala-se Português do Brasil), os canais ficam na rede OFTC. Alternativamente, você pode contatar a lista de discussão debian-user (em inglês) ou a debian-user-portuguese (em português). Você também pode enviar um relatório de instalação conforme descrito em Seção 5.3.6, “Enviando Relatórios de Instalação”. Por favor, tenha certeza de que você descreve seu problema claramente e inclui quaisquer mensagem que são exibidas e que podem ajudar outros a diagnosticar o problema.

Se você tinha quaisquer outros sistemas operacionais em seu computador que não foram detectados ou não foram detectados corretamente, por favor, envie um relatório de instalação.