C.5. Programas de particionamento da Debian

Diversas variedades de programas de particionamento foram adaptados por desenvolvedores da Debian para funcionar com vários tipos de discos rígidos e arquiteturas de computadores. O seguinte é uma lista de programas aplicáveis para sua arquitetura.

partman

Ferramenta de particionamento recomendada na Debian. Esse canivete suíço também pode redimensionar, criar sistemas de arquivos e te indicar pontos de montagem.

cfdisk

Um particionador de disco simples de se utilizar e em tela cheia para o resto de nós.

Note que o cfdisk não entende partições do FreeBSD completamente e, novamente, os nomes de dispositivos podem ser diferentes.

Um destes programas será executado por padrão quando selecionar Particionando Discos (ou similar). Talvez seja possível usar uma ferramenta de particionamento diferente a partir da linha de comando no terminal 2 (VT2), mas isto não é recomendado.

C.5.1. Particionamento para PA-RISC

O PALO, o gerenciador de partida do HPPA, requer uma partição do tipo "F0" em algum lugar dos primeiros 2GB. Este será o local aonde o gerenciador de partida e um kernel e disco ram opcionais serão armazenados, assim crie-a grande o suficiente para suportá-los — pelo menos com 4MB (recomendável em torno de 8–16MB). Um requerimento adicional da firmware é que o kernel do Linux deverá residir nos primeiros 2GB do disco. Isto é tipicamente feito criando-se a partição root ext2 caber inteiramente dentro dos primeiros 2GB do disco. Alternativamente você poderá criar uma partição ext2 pequena próxima ao início do disco e montá-la em /boot, pois este é o diretório onde o kernel do Linux será armazenado. A partição /boot precisa ser grande o bastante para armazenar os kernels (e cópias de segurança) que deseja carregar; 25–50MB é geralmente o suficiente.