2.6. Placas de rede

Quase qualquer placa de rede (NIC) suportada pelo kernel Linux também deveria ser suportada pelo sistema de instalação, drivers modulares deveriam normalmente serem automaticamente carregados. Isto inclui a maioria das placas PCI e PCMCIA. Muitas placas ISA antigas também são suportadas.

Para ISDN, o protocolo D-channel para (o antigo) German 1TR6 não é suportado; placas Spellcaster BRI ISDN também não são suportadas pelo debian-installer. Usar ISDN durante a instalação não é suportado.

2.6.1. Drivers que requerem Firmware

O sistema de instalação atualmente não suporta a obtenção de firmware. Isto significa que quaisquer placas de rede que usem um driver que requer que o firmware seja carregado, não são suportados por padrão.

Se não há outras placas de rede que você possa usar durante a instalação, ainda é possível instalar o Debian GNU/Linux usando uma imagem de CD-ROM ou DVD completa. Selecione a opção de não configurar a rede e instalar usando apenas os pacotes disponíveis a partir do CD/DVD. Você pode então instalar o driver e firmware que você precisa após a instalação estar completa (após a reinicialização) e configurar sua rede manualmente. Note que o firmware pode esta empacotado separadamente do driver e pode não estar disponível na seção “main” do repositório Debian GNU/Linux.

Se o driver é suportado, você pode também habilitar o uso da placa de rede durante a instalação copiando o firmware de alguma mídia para /usr/lib/hotplug/firmware. Não esqueça de também copiar o firmware para este local no sistema instalado antes de reinicializar ao final da instalação.

2.6.2. Placas de Rede Sem Fio (Wireless

Placas de rede sem fio são em geral bem suportadas, com uma grande condição. Vários adaptadores de rede sem fio requerem drivers que não são livres ou que não foram aceitos no kernel Linux oficial. Estas placas de rede podem, geralmente, ser configuradas para funcionar no Debian GNU/Linux mas não são suportadas durante a instalação.

Se não há outras placas de rede que você possa usar durante a instalação, ainda é possível instalar o Debian GNU/Linux usando uma imagem de CD-ROM ou DVD completa. Use o mesmo procedimento descrito acima para placas de rede que requerem firmware.

Em alguns casos o driver que você precisa pode não estar disponível como um pacote Debian. Você então terá que olhar se há código fonte disponível na internet e compilar o driver você mesmo. Como fazer isto está fora do escopo deste manual. Se nenhum driver Linux está disponível, seu último recurso é usar o pacote ndiswrapper, que permite que você use um driver Windows.