8.7. Recuperando um Sistema Quebrado

Algumas vezes, coisas dão errado, e o sistema que você cuidadosamente instalou não mais inicia. Talvez o carregador de inicialização tenha quebrado enquanto tentava uma mudança, ou talvez o novo kernel que você instalou não inicie, ou talvez raios cósmicos tenham atingido seus discos e trocado alguns bits no /sbin/init. Seja qual for a causa, você precisa ter um sistema para trabalhar enquanto corrige, e o modo de recuperação pode ser útil para isso.

Para acessar o modo de recuperação, digite rescue no prompt boot: ou inicie com o parâmetro de inicialização rescue/enable=true. Você verá as primeiras telas do instalador, com uma nota no canto da tela indicando que está no modo de recuperação, não numa instalação completa. Não se preocupe, seu sistema não será sobrescrito! O modo de recuperação simplesmente tira vantagem da detecção de hardware disponível no instalador para ter certeza que seu discos, dispositivos de rede, e tudo o mais estão disponíveis para você enquanto repara seu sistema.

Ao invés da ferramenta de particionamento, você verá uma lista da partições em seu sistema, e será convidado a escolher uma delas, Normalmente, você deverá escolher a partição que contém o sistema de arquivos raiz que você precisa reparar. Você poderá escolher partições em dispositivos em RAID e LVM bem como as criadas diretamente nos discos.

Se possível, o instalador irá apresentar agora um prompt shell no sistema de arquivos que você escolheu, onde você poderá fazer qualquer reparo necessário. Por exemplo, se você precisa reinstalar o carregador de inicialização GRUB no master boot record do primeiro disco rígido, você poderá usar o comando grub-install '(hd0)' para isso.

Se o instalador não puder executar um shell usável no sistema de arquivos raiz que você selecionou, talvez porque o sistema de arquivos esteja corrompido, será dado um aviso e oferecerá para lhe dar um shell no ambiente do instalador no lugar, mas isso poderá ser suficiente para reparar seu sistema de qualquer forma. O sistema de arquivos raiz que você escolheu será montado no diretório /target.

Neste caso, após deixar o shell o sistema será reiniciado.

Finalmente, note que reparar sistemas quebrados pode ser difícil, e este manual não irá apresentar todas as coisas que podem ter saído errado ou como corrigir. Se você tiver problemas, consulte um especialista.