[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para o Debian GNU/Linux 4.0 ("etch"), IA-64
Capítulo 3 - Sistema de Instalação


O Debian Installer é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece uma variedade de métodos de instalação. Quais métodos estão disponíveis para instalar o seus sistema depende da sua arquitetura.

Imagens do instalador para etch podem ser encontradas junto com o Manual de Instalação na página web do Debian.

O Manual de Instalação também está incluído no primeiro CD/DVD dos conjuntos oficiais de CD/DVD Debian, em:

     /doc/install/manual/idioma/index.html

Você também pode querer verificar a errata do debian-installer para uma lista de problemas conhecidos.


3.1 O que há de novo no sistema de instalação?

Tem ocorrido muito desenvolvimento no Debian Installer desde sua primeira versão oficial com o sarge resultando em melhor suporte a hardware e alguns excitantes novos recursos.

Nestas Notas de Lançamento nós vamos listar apenas as grandes mudanças do instalador. Se você está interessado em uma visão geral das mudanças detalhadas desde o sarge por favor, verifique a página de anúncios de lançamento para o etch versões beta e RC disponível a partir do histórico das notícias do Debian Installer.


3.1.1 Grandes mudanças

Sem reinicialização durante a instalação

Antigamente, a instalação estava dividida em duas partes: configurar o sistema básico e fazê-lo inicializável, seguido por uma reinicialização e após isso a execução do base-config que cuidaria de coisas como configuração de usuário, configuração do gerenciamento de pacotes e instalação de pacotes adicionais (usando tasksel).

Para o etch o segundo estágio foi integrado no próprio Debian Installer. Isto tem um número de vantagens, incluindo aumento da segurança e o fato de que após a reinicialização no final da instalação o seu novo sistema deveria ter o fuso horário correto e, se você instalou um ambiente de área de trabalho, iria de uma só vez iniciar a interface gráfica do usuário.

Codificação UTF-8 como padrão para novos sistemas

O instalador fará a configuração dos sistemas para usar codificação UTF-8 ao invés de outras antigas codificações específicas por idioma (como ISO-8859-1, EUC-JP ou KOI-8).

Particionamento mais flexível

Agora é possível configurar sistemas de arquivos num volume LVM usando o particionamento assistido.

O instalador também é capaz de configurar sistemas de arquivos criptografados. Usando o particionamento manual você tem a escolha entre dm-crypt e loop-aes, usando uma senha ou uma chave aleatória, e você pode ajustar várias outras opções. Usando o particionamento assistido, o instalador criará uma partição LVM criptografada que contém quaisquer outros sistemas de arquivos (exceto (/boot) como volumes lógicos.

Modo de recuperação (rescue)

Você pode usar o instalador para resolver problemas com seu sistema, por exemplo quando ele se recusa a inicializar. Os primeiros passos serão como uma instalação regular, mas o instalador não iniciará o particionador. Ao invés disto, ele vai oferecer a você um menu de opções de recuperação.

Ative o modo de recuperação inicializando o instalador com rescue, ou adicionando o parâmetro de inicialização rescue/enable=true.

Usando sudo ao invés da conta root

Durante instalações expert você pode escolher não configurar a conta root (ela será bloqueada), mas ao invés disto configurar sudo para que o primeiro usuário possa usá-lo para a administração do sistema.

Verificação criptográfica dos pacotes baixados

Pacotes baixados com o instalador agora são criptograficamente verificados usando apt tornando mais difícil comprometer um sistema sendo instalado através da rede.

Configuraçãode e-mail simplificada

Se o "sistema padrão" é instalado, o instalador define uma configuração básica para o servidor de e-mails do sistema que somente fornecerá entrega de e-mails local. O servidor de e-mail estará indisponível para outros sistemas conectados na mesma rede. Se você quer configurar seus sistemas para lidar com e-mail não local ao sistema (tanto para enviar como para receber) você terá que reconfigurar o sistema de e-mail após a instalação.

Seleção de área de trabalho

O sistema de instalação irá instalar uma área de trabalho GNOME como área de trabalho padrão se o usuário solicitar uma.

No entanto, usuário que desejam instalar ambientes de área de trabalho alternativos podem facilmente fazê-lo adicionando parâmetros de inicialização: tasks="standard, kde-desktop" para o KDE e tasks="standard, xfce-desktop" para o Xfce. Note que isto não funcionará quando instalando a partir de uma imagem de CD completo sem usar um espelho de rede como uma fonte adicional de pacotes; isto funcionará quando usando uma imagem DVD ou qualquer outro método de instalação.

Também existem imagens de CD separadas disponíveis que instalam o ambiente de área de trabalho KDE ou Xfce por padrão.

Novos idiomas

Graças ao grande esforço dos tradutores, o Debian agora pode ser instalado em 47 idiomas usando a interface de usuário de instalação baseada em texto. São seis idiomas mais que no sarge. Idiomas que foram adicionados neste lançamento incluem Bielorrusso, Esperanto, Estoniano, Kurdish, Macedonio, Tagalog, Vietnamita e Wolof. Devido à falta de atualização de tradução, dois idiomas foram abandonados neste lançamento: Persa e Welsh.

Usuários que não desejam usar nenhum locale agora podem selecionar C como seu locale preferido na seleção de idioma do instalador. Mais informações sobre a cobertura de idiomas está disponível na lista de idiomas do d-i.

Seleção simplificada de idiomas e fuso horários

Configuração do idioma, países e fusos horários foi simplificada para reduzir a quantidade de informação necessária do usuário. O instalador agora adivinhará qual o país do sistema e o fuso horário baseado na seleção do idioma, ou fornecerá uma seleção limitada se não conseguir. Usuário ainda podem introduzir combinações obscuras se for necessário.

Localização geral do sistema melhorada

A maioria das tarefas de internacionalização e localização que previamente eram manuseadas pela ferramenta localization-config agora estão inclusos no instalador do Debian ou em pacotes próprios. Isto significa que a seleção do idioma irá automaticamente instalar pacotes necessários para o idioma (dicionários, documentação, fontes...) tanto no ambiente padrão como nos ambiente de área de trabalho. Configurações que não são mais manuseadas automaticamente incluem a configuração do tamanho do papel e algumas configurações avançadas de teclado para o X Window System para alguns idiomas.

Note que pacotes específicos de idioma somente serão instalados automaticamente se eles estiverem disponíveis durante a instalação.


3.1.2 Instalação automatizada

Várias das mudanças mencionadas nas seções anteriores também implicaram em mudanças no suporte do instalador para instalações automatizadas usando arquivos de pré-configuração. Isto significa que se você possui arquivos de pré-configuração que funcionaram com o instalador do sarge, você não pode esperar que eles funcionem com o novo instalador sem modificação.

A boa notícia é que o Manual de Instalação agora tem uma apêndice separado com documentação extensiva sobre o uso da pré-configuração.

O instalador do etch introduz alguns excitantes novos recursos que permitem automações posteriores e mais fáceis das instalações. Ele também adiciona suporte para particionamento avançado usando RAID, LVM e LVM criptografado. Veja a documentação para detalhes.


3.2 Concurso de popularidade

O sistema de instalação irá novamente oferecer a instalação do pacote popularity-contest. Este pacote não foi instalado por padrão no sarge mas era instalado em versões anteriores.

O popularity-contest fornece ao projeto Debian informações valiosas sobre os pacotes na distribuição que são realmente utilizados. Essa informação é utilizada principalmente para decidir a ordem na qual os pacotes são incluídos nos CD-ROMs de instalação, mas também é frequentemente consultada por desenvolvedores Debian para decidir se se um pacote que não possui mais um mantenedor deve ou não ser adotado.

As informações fornecidas pelo popularity-contest são processadas anonimamente. Nós apreciaríamos se você participasse desta pesquisa oficial; você estaria dessa forma ajudando a melhorar o Debian.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para o Debian GNU/Linux 4.0 ("etch"), IA-64

$Id: release-notes.pt_BR.sgml,v 1.23 2007-08-13 15:12:45 jseidel Exp $

Josip Rodin, Bob Hilliard, Adam Di Carlo, Anne Bezemer, Rob Bradford, Frans Pop (atual), Andreas Barth (atual), Javier Fernández-Sanguino Peña (atual), Steve Langasek (atual)
debian-doc@lists.debian.org