7.3. Entrando no Sistema

Assim que seu sistema inicializar, você será presenteado com o aviso de login. Entre usando seu login e senha escolhidos durante a instalação. Seu sistema agora está pronto para ser usado.

Caso seja um novo usuário, você pode desejar explorar a documentação que já está instalada em seu sistema assim que começar a usá-lo. Existem diversos sistemas de documentação, alguns trabalhos estão sendo feitos para integrar os diferentes tipos de documentação. Aqui estão alguns pontos iniciais.

A documentação que acompanha os programas foram instalados pode ser encontrada no diretório /usr/share/doc/, sob um subdiretório que tem o nome do programa (ou, mais precisamente, o pacote Debian que contém o programa). No entanto, documentação mais extensa é frequentemente empacotada separadamente em pacotes especiais de documentação que em sua maioria não são instalados por padrão. Por exemplo, a documentação sobre a ferramenta de gerenciamento de pacotes apt pode ser encontrada nos pacotes apt-doc ou apt-howto.

Em adição, existem alguns diretórios especiais dentro da hierarquia /usr/share/doc/. Os HOWTO's do Linux estão instalados em formato .gz (compactado), dentro de /usr/share/doc/HOWTO/en-txt/.Após instalar o dhelp, você encontrará um índice da documentação em /usr/share/doc/HTML/index.html.

Um método fácil de ver estes documentos, usando um navegador em modo texto, é executar os seguintes comandos:

$ cd /usr/share/doc/
$ w3c .

O ponto após o comando w3c diz para o programa exibir o conteúdo do diretório atual.

Se você tiver um ambiente desktop gráfico instalado, você também pode usar seu navegador web. Inicie o navegador web a partir do menu de aplicações e informe /usr/share/doc/ na barra de endereços.

Você também poderá digitar info comando ou man comando para ver a documentação da maioria dos comandos disponíveis no aviso de comando. Digitando-se help exibirá a ajuda sobre os comandos do interpretador de comandos. Digitando um comando seguido de --help normalmente mostrará um resumo simples de uso de comandos. Se um comando ultrapassar o espaço da tela, acrescente | more após o comando para fazer o resultado pausar antes de ultrapassar o topo da tela. Para ver uma lista de todos os comandos disponíveis que começam com uma determinada letra, digite a letra e então aperte duas vezes seguidas a tecla tab.