3.6. Pré-Instalação do hardware e configuração do sistema operacional

Esta seção lhe guiará através da configuração e pré-instalação de hardware, se preciso, você precisará fazê-lo antes de instalar a Debian. Geralmente isto envolve a checagem e possivelmente a alteração de configurações de firmware para seu sistema. A “firmware” é o software central usado pelo hardware; é mais criticamente chamado durante o processo de inicialização (após ligar a força). Os assuntos conhecidos de hardwares afetando a confiança da Debian GNU/Linux em seu sistema também são destacados.

3.6.1. Executando o OpenFirmware

Normalmente não existe a necessidade de configurar a BIOS (chamada OpenFirmware) em sistemas PowerPC. O PReP e CHRP são equipados com o OpenFirmware, mas infelizmente, o método que utilizar para chamá-lo varia de fabricante para fabricante. Consulte a documentação do hardware que vem com sua máquina para detalhes.

Em Macintoshes PowerPC, você deverá executar o OpenFirmware pressionando a combinação de teclas Command-option-O-F durante a partida. Geralmente ele checará se esta combinação foi pressionada após o boot, mas o tempo exato varia de modelo para modelo. Veja a http://www.netbsd.org/Ports/macppc/faq.html para mais dicas.

O aviso de comando da OpenFirmware se parecerá com isto:

ok
0 >

Note que em Macs PowerPC antigos, a interação com o usuário padrão e algumas vezes requeridas para o OpenFirmware é através da porta serial (modem). Se chamar o OpenFirmware em uma destas máquinas, você verá uma tela preta. Neste caso, um programa terminal sendo executado em outro computador, conectado a porta do modem, é necessário para interagir com o OpenFirmware.

O OpenFirmware em máquinas bege OldWorld G3, versão OF 2.0f1 e 2.4 são defeituosas. Estas máquinas parecerão mais que não são capazes de inicializar através do disco rígido a não ser que a firmware seja atualizada. Um patch para a firmware está incluído no utilitário System Disk 2.3.1 disponível na Apple em ftp://ftp.apple.com/developer/macosxserver/utilities/SystemDisk2.3.1.smi.bin. Após descompactar o utilitário no MacOS e carregando-o, selecione o botão Salvar para ter os patches da firmware instalados na nvram.

3.6.2. Assuntos relacionados ao hardware que tem em mãos

Visibilidade do display em Powermacs do Antigo Mundo (“OldWorld”).  Alguns Powermacs do Antigo Mundo (“OldWorld”), mais notoriamente aqueles com o driver de “controle” do display, podem não produzir de forma confiável um mapa de cores sob o Linux quando o visor (“display”) é configurado para mais de 256 cores. Se você estiver tendo problemas desta natureza com seu display após uma reinicialização (você pode algumas vezes ver os dados no monitor, mas em outras ocasiões não consegue ver nada) ou, se a tela fica preta após iniciar o instalador ao invés de exibir para você a interface de usuário, tente alterar suas configurações do display no MacOS para usar 256 cores ao invés de “milhares” ou “milhões”.