5.1. Inicializando o Programa de Instalação na PowerPC

Nota

Para informações sobre como inicializar o instalador gráfico, veja Seção D.5, “O Instalador Gráfico”.

5.1.1. Inicializando através de um CD-ROM

O caminho mais fácil para a maioria das pessoas é usar um conjunto de CDs da Debian. Se tiver um conjunto de CDs e se sua máquina suportar a inicialização diretamente através de CD, ótimo! Simplesmente insira seu CD, reinicie e prossiga até o próximo capítulo.

Note que algumas unidades de CD podem requerer controladores especiais e assim estarão inacessíveis nos primeiros estágios da instalação. Caso o método padrão de inicializar através de um CD não funcionar para seu hardware, revisite este capítulo e leia sobre kernels alternativos e métodos de instalação que podem funcionar para você.

Até mesmo se não puder inicializar a partir de um CD-ROM, você provavelmente poderá instalar o sistema Debian e seus componentes e qualquer pacote que procura pelo CD-ROM. Simplesmente inicialize usando outra mídia, como disquetes. Quando chegar a hora de instalar o sistema operacional, sistema básico e quaisquer pacotes adicionais, aponte o sistema de instalação para a unidade de CD-ROM.

Se tiver problemas durante a inicialização, veja Seção 5.3, “Problemas e Processo de Instalação”.

Atualmente as únicas sub-arquiteturas PowerPC que suportam a inicialização através de CD-ROM são a PReP (embora não sejam todos os sistemas) e New World PowerMacs New World. Nos PowerMacs, pressione a tecla c ou então a combinação de Command, Option, Shift e Delete juntas enquanto inicializa através de um CD-ROM.

PowerMacs OldWorld não inicializarão usando o CD da Debian, porque os computadores OldWorld confiam que o driver Mac OSR OM esteja presente no CD e uma versão em software livre deste driver não está disponível. Todos os sistemas OldWorld possuem unidades de disquetes, assim use o disquete para iniciar o programa de instalação e aponte o programa de instalação para o CD quando ele procurar por arquivos necessários.

Caso seu sistema não inicialize diretamente a partir de um CD-ROM, você ainda poderá usar o CD-ROM para instalar o sistema. Em NewWorlds, você também poderá usar um comando da OpenFirmware para inicializar manualmente através de uma unidade de CD-ROM. Siga as instruções em Seção 5.1.2.3, “Inicializando Macs NewWorld através do OpenFirmware” para inicializar através de um disco rígido, exceto use o caminho para o yaboot no CD no aviso OF, tal como

0 > boot cd:,\install\yaboot

5.1.2. Inicializando a partir do Disco Rígido

A inicialização através de um sistema operacional existente freqüentemente é a opção mais conveniente; para muitos sistemas é o único método de instalação suportado.

Para iniciar a instalação a partir do disco rígido, você terá que ter realizado todos os passos necessários em Seção 4.5, “Preparando arquivos para a inicialização através do disco rígido”.

5.1.2.1. Inicializando o CHRP através do OpenFirmware

Ainda não escrito.

5.1.2.2. Inicializando PowerMacs OldWorld através do MacOS

Caso tenha configurado o BootX em Seção 4.5.1, “Inicialização do sistema de instalação usando Disco Rígido no Mac OldWorld”, você poderá usa-lo para iniciar o sistema de instalação. De um clique duplo no ícone da aplicação BootX. Clique no botão Options e selecione Use Specified RAM Disk. Isto lhe dará a chance de selecionar o arquivo ramdisk.image.gz. Talvez você precise selecionar a caixa de checagem No Video Driver, dependendo do seu hardware. Então clique no botão Linux para fechar o MacOS e carregar o programa de instalação.

5.1.2.3. Inicializando Macs NewWorld através do OpenFirmware

É necessário que já tenha substituído os arquivos vmlinux, initrd.gz, yaboot e yaboot.conf no diretório raiz da partição HFS como descrito em Seção 4.5.2, “Inicialização do sistema de instalação a partir do Disco Rígido no Macintosh NewWorld”. Reinicie o computador e imediatamente (durante o beep) pressione juntas as teclas Option, Command (cloverleaf/Apple), o e f. Após alguns segundos você verá o aviso de comando do Open Firmware. Então digite:

0 > boot hd:x,yaboot

trocando x pelo número da partição da partição HFS onde os arquivos kernel e o yaboot estão localizados, seguidos de Enter. Em algumas máquinas, você poderá usar ide0: ao invés de hd:. Após mais alguns segundos você verá o aviso de comando do yaboot

boot:

No aviso de comando boot: do yaboot, você poderá digitar ou install ou install video=ofonly seguido de Enter. O argumento video=ofonly mantém o máximo de compatibilidade; você poderá tenta-lo caso install não funcione. O programa de instalação da Debian também deverá iniciar.

5.1.3. Inicialização através da memória stick USB

Atualmente, sistemas PowerMac NewWorld possuem suporte a inicialização através de USB.

Tenha certeza de ter preparado tudo de acordo com o passo Seção 4.4, “Preparando os arquivos para a inicialização usando um memory stick USB”. Para inicializar em um sistema Macintosh através de uma memória stick USB, você precisará usar o aviso do Open Firmware, pois o Open Firmware não pesquisa em dispositivos USB por padrão. Para obter o aviso de comandos, pressione a tecla Command-Option-o-f juntas durante a inicialização (veja Seção 3.6.1, “Executando o OpenFirmware”).

Você precisará alterar o local onde o dispositivo USB aparece na árvore de dispositivos, pois no momento o ofpath não pode trabalhar automaticamente. Digite dev / ls e devalias no aviso de comandos do Open Firmware para obter uma lista de todos os dispositivos conhecidos e apelidos de cada um. No sistema do autor com vários tipos de memórias stick USB, caminhos tais como usb0/disk, usb0/hub/disk, /pci@f2000000/usb@1b,1/disk@1 e /pci@f2000000/usb@1b,1/hub@1/disk@1 funcionam.

Tendo funcionado o caminho de dispositivo, use um comando como este para iniciar o programa de instalação:

boot usb0/disk:2,\\:tbxi

O 2 confere com a partição Apple_HFS ou Apple_Bootstrap partition em que copiou a imagem de inicialização anteriormente e a parte ,\\:tbxi instrui o Open Firmware para inicializar através do arquivo com um tipo de sistemas de arquivos HFS"tbxi" (i.e. yaboot) no diretório anteriormente abençoado com o hattrib -b.

O sistema deverá inicializar agora, e lhe presenteará com o aviso boot: prompt. Aqui você poderá entrar com parâmetros iniciais de partida ou simplesmente pressionar Enter.

Atenção

Este método de inicialização é novo e pode ser difícil para faze-lo funcionar em sistemas NewWorld. Se tiver problemas, por favor envie um relatório de instalação como explicado em Seção 5.3.6, “Enviando Relatórios de Instalação”.

5.1.4. Inicializando com o TFTP

A inicialização através da rede requer que tenha uma conexão de rede e um servidor de inicialização TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).

O método de instalação para suportar a inicialização é descrito em Seção 4.6, “Preparando os arquivos para inicialização via rede usando TFTP”.

Atualmente, sistemas PReP e PowerMac New World suportam a inicialização através da rede.

Em máquinas com a Open Firmware, tal como Power Macs NewWorld, entre no monitor de inicialização (veja Seção 3.6.1, “Executando o OpenFirmware”) e use o comando boot enet:0. Máquinas PReP e CHRP também podem ter métodos diferentes de endereçar a rede. Em uma máquina PReP, você deverá tentar boot net:server_ipaddr,file,client_ipaddr. Em alguns sistemas PReP (e.g. máquinas Motorola PowerStack) o comando help boot pode dar uma descrição da sintaxe e das opções disponíveis.

5.1.5. Inicializando através de Disquetes

A inicialização através de disquetes é suportado para PowerPC, no entanto ela somente é aplicável para sistemas OldWorld. Sistema NewWorld não são equipados com unidades de disquetes e a inicialização através de controladores de disquetes USB conectados na máquina não é suportada.

Você terá que ter baixado as imagens de disquetes que precisa e criar os disquetes a partir destas imagens como descrito em Seção 4.3, “Criando disquetes a partir de imagens de disco”.

Para inicializar através do disquete boot-floppy-hfs.img, coloque-o na unidade de disquete após desligar o computador e antes de pressionar o botão power-on.

Nota

Estes que não estão familiarizados com as operações de disquetes no Macintosh: um disquete colocado na máquina antes da inicialização será o primeiro dispositivo de prioridade em que o sistema iniciará. Um disquete sem um sistema válido de inicialização será ejetado e a máquina então procurará por partições de disco inicializáveis.

Após a inicialização, o disquete root.bin será pedido. Insira o disquete e pressione Enter. O programa de instalação será automaticamente carregado após o sistema de arquivos raiz ser carregado para a memória.

5.1.6. Parâmetros de Inicialização no PowerPC

Muitos monitores antigos Apple usavam o modo 640x480 67Hz. Caso seu vídeo apareça distorcido em um monitor antigo da Apple, tente adicionar a linha de inicialização o argumento video=atyfb:vmode:6, que irá selecionar aquele modo para a maioria dos hardwares de vídeo Mach64 e Rage. Para o hardware Rage 128, isto muda para video=aty128fb:vmode:6.