A.2. Iniciando o programa de instalação

O time do debian-cd oferece imagens de CD construídas usando o debian-installer através do endereço Página do CD da Debian. Para mais informações sobre onde obter os CDs, veja Seção 4.1, “Conjunto oficial de CD-ROMs do Debian GNU/Linux”.

Alguns métodos de instalação requerem mais imagens que as imagens de CD. Seção 4.2.1, “Aonde achar as imagens de instalação” explica onde encontrar as imagens em espelhos do Debian.

As subseções abaixo lhe darão detalhes sobre que imagens de disco deverá copiar para cada método de instalação possível.

A.2.1. CDROM

Existem duas imagens de CD netinst que podem ser usadas para instalar etch com o debian-installer. Estas imagens tem a intenção de serem inicializadas através do CD e instalar pacotes adicionais através da rede, por isto o nome 'netinst'. A diferença entre as duas imagens é porque na imagem completa do netinst também estão incluídos os pacotes do sistema básico, assim você terá que baixá-las da internet se estiver usando uma imagem no tamanho de um cartão de visita. Você somente precisará do primeiro CD do conjunto.

Baixe o tipo de imagem que deseja e grave-a para um CD.

A.2.2. Disquetes

Caso não possa inicializar através do CD, você poderá baixar imagens de disquetes para fazer a instalação da Debian. Você precisará da imagem floppy/boot.img, da floppy/root.img e um ou mais disquetes de controladores de dispositivos (“drivers”).

O disquete de inicialização é o que tem o arquivo boot.img gravado. Este disquete, quando inicializado, solicitará que seja inserido um segundo disquete — use o disquete com a imagem root.img gravada.

Se estiver planejando instalar através da rede, você precisará da imagem floppy/net-drivers-1.img. Para rede usando PCMCIA ou USB, e algumas placas de rede menos comuns, você também irá precisar de um segundo disquete de controladores, floppy/net-drivers-2.img.

Caso tenha um CD, mas não pode inicializar através dele, inicialize através de disquetes e use o floppy/cd-drivers.img no disquete de controladores para completar a instalação usando o CD.

Os disquetes são um dos tipos de mídia menos confiável entre todas as disponíveis, assim esteja preparado para a possibilidade de encontrar muitos disquetes defeituosos (veja Seção 5.3.2, “Confiança em Disquetes”). Cada arquivo .img que baixar precisa ser gravado em um disquete correspondente; você pode usar o comando dd para gravá-lo para /dev/fd0 ou algum outro método (veja Seção 4.3, “Criando disquetes a partir de imagens de disco” para detalhes). Como você gravará mais de um disquete. É uma boa idéia colar etiquetas para identificar cada disquete.

A.2.3. Inicializando através da rede

É também possível inicializar completamente o debian-installer através da rede. Os vários métodos para fazer a inicialização via rede dependem da arquitetura e da configuração do netboot. Os arquivos em netboot/ podem ser usados para fazer a inicialização via rede do debian-installer.

A.2.4. Inicializando através do disco rígido

É possível iniciar o programa de instalação sem o uso de mídias removíveis, usando apenas um disco rígido existente, que pode já ter um sistema operacional diferente instalado. Baixe o arquivo hd-media/initrd.gz, hd-media/vmlinuz e uma imagem de CD da Debian para o diretório raiz do disco rígido. Tenha certeza que o nome do arquivo da imagem de CD finalize com .iso. Agora resta apenas inicializar o linux com o initrd.