2.6. Placas de rede

Quase qualquer placa de rede (NIC) suportada pelo kernel Linux também deveria ser suportada pelo sistema de instalação, drivers modulares deveriam normalmente serem automaticamente carregados.

Isto inclui várias placas PCI genéricas (para sistemas que têm PCI) e as seguintes placas da Sun:

2.6.1. Drivers que requerem Firmware

O sistema de instalação atualmente não suporta a obtenção de firmware. Isto significa que quaisquer placas de rede que usem um driver que requer que o firmware seja carregado, não são suportados por padrão.

Se não há outras placas de rede que você possa usar durante a instalação, ainda é possível instalar o Debian GNU/Linux usando uma imagem de CD-ROM ou DVD completa. Selecione a opção de não configurar a rede e instalar usando apenas os pacotes disponíveis a partir do CD/DVD. Você pode então instalar o driver e firmware que você precisa após a instalação estar completa (após a reinicialização) e configurar sua rede manualmente. Note que o firmware pode esta empacotado separadamente do driver e pode não estar disponível na seção “main” do repositório Debian GNU/Linux.

Se o driver é suportado, você pode também habilitar o uso da placa de rede durante a instalação copiando o firmware de alguma mídia para /usr/lib/hotplug/firmware. Não esqueça de também copiar o firmware para este local no sistema instalado antes de reinicializar ao final da instalação.

2.6.2. Problemas Conhecidos para SPARC

Existem alguns problemas conhecidos para algumas placas de rede específicas que merecem ser mencionados aqui.

2.6.2.1. Conflito entre os drivers tulip e dfme

Há várias placas de rede PCI que possuem a mesma identificação PCI, mas são suportadas por drivers relacionados, mas diferentes. Algumas placas funcionam com o driver tulip, outras com o dfme. Por elas terem a mesma identificação, o kernel não consegue fazer distinção entre elas e não é certeza qual driver será carregado. Se acontecer do driver errado ser carregado, a placa de rede pode não funcionar, ou funcional mal.

Este é um problema comum em sistema Netra com uma Davicom (DEC-Tulip compatível). Neste caso o driver tulip é provavelmente o correto. Durante a instalação a solução é trocar para um interpretador de comandos e descarregar o módulo do driver errado usando modprobe -r módulo (ou ambos, se ambos foram carregados). Depois disso você pode carregar o módulo correto usando modprobe módulo.

2.6.2.2. Sun B100 blade

O driver de rede cassini não funciona com sistemas Sun B100 blade.