5.1. Iniciar o Instalador em SPARC

5.1.1. Iniciar com TFTP

Iniciar pela rede, requer que tenha uma ligação de rede configurada e um servidor de arranque de rede TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).

O método de instalação para suportar o arranque pela rede é descrito na Secção 4.4, “Preparar Ficheiros para arranque pela Rede via TFTP”.

Em máquinas com OpenBoot, simplesmente introduza o monitor de arranque na máquina que está a ser instalada (veja a Secção 3.6.1, “Invocar o OpenBoot”). Utilize o comando boot net para arrancar a partir de um servidor TFTP e RARP, ou tente boot net:bootp ou boot net:dhcp para arrancar a partir de um servidor TFTP e BOOTP ou DHCP.

5.1.2. Iniciar a partir de CD-ROM

O melhor caminho para a maioria das pessoas será usar um conjunto de CDs Debian. Se tem um conjunto de CDs, e se a sua máquina suporta arranque directamente a partir do CD, fantástico! Simplesmente insira o seu CD, reinicie, e proceda para o próximo capítulo.

Note que determinadas drives de CD podem necessitar de drivers especiais, e portanto estarem inacessíveis nas fases iniciais da instalação. Se se verificar que a maneira comum de iniciar a partir do CD não funciona no seu hardware, visite novamente este capítulo e leia sobre métodos alternativos para instalar e kernels alternativos que poderão funcionar consigo.

Mesmo se não conseguir iniciar a partir do CD-ROM, poderá provavelmente instalar os componentes do Debian e qualquer pacote que deseje a partir do CD-ROM. Simplesmente arranque utilizando uma media diferente, tal como disquetes. Quando for altura de instalar o sistema operativo, sistema base, e qualquer pacote adicional, aponte o sistema de instalação para a drive de CD-ROM.

Se tiver problemas com o arranque, veja a Secção 5.3, “Diagnosticar Problemas no Processo de Instalação”.

A maioria das versões OpenBoot suportam o comando boot cdrom que é simplesmente um alias para iniciar a partir de um dispositivo SCSI no ID6 (ou o master secundário para sistemas IDE).

5.1.3. Iniciar a partir de Disquetes

As imagens de disquete actualmente apenas estão disponíveis para sparc32, mas, por razões técnicas, não para lançamentos oficiais. (A razão é que apenas podem ser construidas como root, o que não é suportado pelos nossos daemons de compilação.) Veja em “imagens compiladas diariamente” no website do projecto Instalador Debian para links para imagens de disquetes para sparc32.

Para arrancar a partir de uma disquete numa Sparc, utilize

Stop-A -> OpenBoot: "boot floppy"

Fique avisado que a arquitectura mais recente Sun4u (ultra) não suporta arrancar a partir de disquete. Uma mensagem de erro típica é Bad magic number in disk label - Can't open disk label package.

Várias Sparcs (ex. Ultra 10) têm um bug OBP que as impede de arrancar (em vez de simplesmente não suportarem de todo arrancar). O download da actualização apropriada de OBP como produto ID 106121 poderá ser feito a partir de http://sunsolve.sun.com.

Se está a iniciar de disquete, e vê mensagens como

Fatal error: Cannot read partition
Illegal or malformed device name
 

então é possível que a disquete de arranque não seja simplesmente suportada na sua máquina.

5.1.4. Mensagens ID

Se não consegue arrancar porque recebe mensagens sobre um problema com “IDPROM”, então é possível que a sua bateria NVRAM, que contém informação de configuração para o seu firmware, se tenha esgotado. Veja a Sun NVRAM FAQ para mais informação.