5.1. Inicializando o Programa de Instalação na SPARC

5.1.1. Inicializando com TFTP

A inicialização através da rede requer que tenha uma conexão de rede e um servidor de inicialização TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).

O método de instalação para suportar a inicialização é descrito em Seção 4.4, “Preparando os arquivos para inicialização via rede usando TFTP”.

Em máquinas com o OpenBoot, simplesmente entre no monitor de inicialização da máquina que está sendo instalada (veja Seção 3.6.1, “Entrando no OpenBoot”). Use o comando boot net para inicializar através de um servidor TFTP e RARP ou tente boot net:bootp ou boot net:dhcp para inicializar através de um servidor TFTP, BOOTP ou DHCP.

5.1.2. Inicializando através de um CD-ROM

O caminho mais fácil para a maioria das pessoas é usar um conjunto de CDs da Debian. Se tiver um conjunto de CDs e se sua máquina suportar a inicialização diretamente através de CD, ótimo! Simplesmente insira seu CD, reinicie e prossiga até o próximo capítulo.

Note que algumas unidades de CD podem requerer controladores especiais e assim estarão inacessíveis nos primeiros estágios da instalação. Caso o método padrão de inicializar através de um CD não funcionar para seu hardware, revisite este capítulo e leia sobre kernels alternativos e métodos de instalação que podem funcionar para você.

Até mesmo se não puder inicializar a partir de um CD-ROM, você provavelmente poderá instalar o sistema Debian e seus componentes e qualquer pacote que procura pelo CD-ROM. Simplesmente inicialize usando outra mídia, como disquetes. Quando chegar a hora de instalar o sistema operacional, sistema básico e quaisquer pacotes adicionais, aponte o sistema de instalação para a unidade de CD-ROM.

Se tiver problemas durante a inicialização, veja Seção 5.3, “Problemas e Processo de Instalação”.

A maioria das versões do OpenBoot suportam o comando boot cdrom que é simplesmente um apelido para a inicialização através de um dispositivo SCSI no ID 6 (ou mestre secundário para sistemas baseados em IDE).

5.1.3. Inicializando através de Disquetes

Imagens de disquetes atualmente estão disponíveis somente para sparc32, mas, por razões técnicas, não por lançamentos oficiais. (A razão é que eles só podem ser construídos como root, o que não é suportado por nosso sistema de construção -- build daemons). Veja em “imagens construídas diariamente” (“daily build images”) na página web do projeto Debian Installer para links para imagens de disquete para sparc32.

Para inicializar através de disquetes na Sparc, use

Stop-A -> OpenBoot: "boot floppy"

Esteja alerta que novas arquiteturas Sun4u (ultra) não suportam a inicialização via disquetes. Uma mensagem de erro típica é Bad magic number in disk label - Can't open disk label package.

Diversas Sparcs (e.g. Ultra 10) tem um bug OBP que impede que elas iniciem (ao invés de não suportar totalmente a inicialização). A atualização apropriada do OBP pode ser baixada como produto com ID 106121 através do link http://sunsolve.sun.com.

Se estiver inicializando através de disquetes e ver mensagens como

Fatal error: Cannot read partition
Illegal or malformed device name

é possível que a inicialização via disquetes não seja suportada em sua máquina.

5.1.4. Mensagens do IDPROM

Caso não puder inicializar porque você está recebendo mensagens sobre um problema com a “IDPROM”, então é possível que sua bateria NVRAM, que armazena a informação de configuração de seu firmware, esteja esgotada. Veja Sun NVRAM FAQ para mais detalhes.