Capítulo 3. Sistema de Instalação

Índice

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?
3.1.1. Maiores alterações
3.1.2. Instalação automatizada

O Instalador Debian é o sistema oficial de instalação da Debian. Oferece uma variedade de métodos de instalação. Os métodos que se encontram disponíveis para instalar o seu sistema depende da sua arquitectura.

As imagens do instalador para a lenny podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no website Debian.

O Guia de Instalação está também incluído no primeiro CD/DVD do conjunto oficial de CD/DVDs Debian, em:

/doc/install/manual/language/index.html

Pode também querer verificar a errata do debian-installer para ver uma lista de problemas conhecidos.

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?

Houve muito desenvolvimento no Instalador Debian desde o seu primeiro lançamento oficial com a Debian GNU/Linux 3.1 (sarge) resultando tanto em melhorias no suporte de hardware bem como em algumas excitantes novas funcionalidades.

Nestas Notas de Lançamento apenas listamos as maiores mudanças no instalador. Se estiver interessado numa visão dos detalhes das mudanças desde a etch, por favor veja os anúncios de lançamento da lenny beta e lançamentos RC disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Maiores alterações

Suporte para carregamento de firmware durante a instalação

Agora é possível carregar ficheiros binários de firmware a partir de médias amovíveis quando estas são disponibilizadas externamente à média da instalação Debian.

Suporte para instalação a partir do Microsoft Windows

A média de instalação é disponibilizada agora com uma aplicação que permite a preparação do sistema para instalar Debian, a partir de ambientes Microsoft Windows.

Suporte SATA RAID

Actualização prévia de pacotes com correcções de segurança

Quando usado com um acesso de rede funcional, o instalador irá actualizar todos os pacotes que tenham sido actualizados desde o lançamento inicial do lenny. Esta actualização acontece durante os passos de instalação, antes do sistema instalado ser iniciado.

Como consequência, o sistema instalado será menos vulnerável a problemas de segurança que tenham sido encontrados e resolvidos entre o lançamento do lenny e a altura da instalação.

Suporte para volatile

O instalador pode agora, de forma opcional, configurar o sistema instalado para usar pacotes actualizados de volatile.debian.org. Este arquivo mantém pacotes que disponibilizam dados que necessitam ser actualizados regularmente, como definições de fusos horários, ficheiros de assinaturas de anti-vírus, etc.

Novos 'ports'

A arquitectura armel é agora suportada. Imagens para 'guests' i386 Xen estão também disponíveis.

Suporte para dispositivos de sintetização de voz por hardware

Diversos dispositivos desenhados para disponibilizar sintetização de voz por hardware são agora suportados pelo instalador, melhorando dessa forma a acessibilidade para utilizadores invisuais.

Suporte para a opção de 'mount' relatime

O instalador pode agora configurar partições com a opção relatime do 'mount', para que a hora de acesso a ficheiros e directórios seja actualizada apenas se a hora de acesso anterior for mais antiga que a hora da modificação ou alteração.

Sincronização NTP do relógio durante a instalação

O relógio do computador é agora sincronizado com servidores NTP pela rede durante a instalação para que o sistema instalado tenha imediatamente um relógio preciso.

Novos idiomas

Graças aos enormes esforços dos tradutores, Debian pode agora ser instalado em 63 idiomas (50 utilizando a instalação com o interface em modo de texto e 13 suportadas apenas no interface gráfico). Isto são mais cinco idiomas do que na etch. Os idiomas acrescentados neste lançamento incluem o Amárico, Marati, Irlandês, Sami do Norte e Sérvio. Devido à falta de actualização da tradução, um idioma foi descontinuado neste lançamento: o Estónio. Outro idioma que foi descontinuado no etch foi agora reactivado: Galês.

Os idiomas que podem ser apenas seleccionados no instalador gráfico, já que os seus conjuntos de caracteres não podem ser apresentados num ambiente não-gráfico são: Amárico, Bengali, Dzongkha, Gujarati, Hindi, Georgiano, Cambojano, Malaiala, Marati, Nepalês, Punjabi, Tâmil e Tailandês.

Escolha simplificada de país

A lista de escolha de país está agora agrupada por continentes, permitindo uma selecção de país mais fácil, quando os utilizadores não querem escolher os que estão associados com o idioma escolhido.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas das alterações mencionadas na secção anterior implicam também alterações no suporte ao instalador para a instalação automática utilizando ficheiros pré-configurados. Significa que não pode esperar que ficheiros pré-configurados que funcionem com o instalador da etch funcionem também com o novo instalador sem qualquer modificação.

O Guia de Instalação tem um apêndice separado actualizado com documentação extensiva sobre como utilizar a pré-configuração.