A.3. Instalação

Assim que o programa de instalação for iniciado, você verá a tela inicial. Pressione Enter para inicializar ou leia as instruções para outros métodos de inicialização e parâmetros (veja Seção 5.1, “Parâmetros de Inicialização”).

Após algum tempo será solicitado que escolha seu idioma. Use as setas de teclado para selecionar um idioma e pressione Enter para continuar. Em seguida, você será perguntado para selecionar um país, com as escolhas incluindo países onde o idioma é falado. Caso não esteja na lista simples, uma lista de todos os países do mundo estará disponível.

Você pode ser perguntado para confirmar seu tipo de teclado. Selecione o padrão a não ser que conheça um modelo melhor.

Agora aguarde enquanto o debian-installer detecta alguns de seus hardwares e carrega o restante do instalador a partir de um CD, disquete, USB, etc.

Como próximo passo, o programa de instalação tentará detectar o hardware de sua rede e configurar a rede via DHCP. Se não estiver em uma rede ou não tiver dhcp, o programa lhe dará a oportunidade de configurar sua rede manualmente.

O próximo passo é configurar seu relógio e fuso horário. O instalador tentará contactar um servidor de hora na Internet para assegurar que seu relógio está corretamente configurado. O fuso horário é baseado no país selecionado anteriormente e o instalador só abrirá opção para escolher um fuso se o país possui múltiplos fusos horários.

Agora é hora de particionar seus discos. Primeiramente você terá a oportunidade de particionar automaticamente todo o disco ou o espaço livre disponível na unidade (veja Seção 6.3.2.1, “Particionamento Guiado”). Isto é recomendado para novos usuários ou qualquer um que esteja com pressa. Se não quiser fazer o auto-particionamento, selecione o particionamento Manual através do menu.

Na próxima tela você verá sua tabela de partições, como as partições devem ser formatadas e onde serão montadas. Selecione a partição para modificar ou apagá-la. Se não fizer o particionamento automático, você deverá ser capaz de selecionar Finalizar o Particionamento e gravar as mudanças no disco através do menu para usar as opções já configuradas. Lembre-se de escolher pelo menos uma partição para área de troca (“swap”) e uma para montar a partição em /. Para informações mais detalhadas sobre como usar o particionador, por favor, veja Seção 6.3.2, “Particionamento e seleção do ponto de montagem”; o apêndice Apêndice C, Particionamento para a Debian tem mais informações sobre particionamento.

Agora o debian-installer irá formatar suas partições e iniciar a instalação do sistema básico, que pode levar algum tempo. Isto é seguido pela instalação de um kernel.

O sistema básico que foi instalado anteriormente está funcionando, mas é uma instalação mínima. Para tornar o sistema mais funcional o próximo passo permite que você instale pacotes adicionais selecionando tarefas. Antes que os pacotes possam ser instalados, o apt precisa ser configurado pois isso define de onde os pacotes serão obtidos. A tarefa “Sistema padrão” será selecionada por padrão e, normalmente, deveria ser instalada. Selecione a tarefa “Ambiente Desktop” se você gostaria de ter uma área de trabalho gráfica após a instalação. Veja Seção 6.3.5.2, “Selecionando e Instalando Programas” para informações adicionais sobre este passo.

instalação do sistema básico é seguida pela configuração das contas de usuários. Por padrão, você precisará fornecer uma senha para a conta do “root” (administrador) e a informação necessária para criar uma conta de usuário comum.

O último passo é instalar um gerenciador de inicialização. Caso o programa de instalação detectar outro sistema operacional em seu computador, ele o adicionará no menu de inicialização e lhe informará isto.

O debian-installer agora lhe informará que a instalação foi concluída. Remova o CD-ROM ou qualquer outra mídia de inicialização e pressione Enter para reiniciar sua máquina. Ele deverá iniciar em seu novo sistema instalado e permitir que você faça o log in. Isto está explicado emCapítulo 7, Inicializando em seu novo sistema Debian.

Se precisar de mais informações relacionadas com o processo de instalação, veja Capítulo 6, Usando o Debian Installer.