2.2. Dispositivos que requerem firmware

Apesar da disponibilidade um driver de dispositivo, alguns hardwares também requerem os famosos firmware ou microcódigos sejam carregado no dispositivo antes do mesmo tornar-se operacional. Isto é mais comum em placas de rede (especialmente placas de rede sem fio) mas, por exemplo, alguns dispositivos USB e até mesmo alguns controladores de disco rígido também requerem firmwares.

Na maioria dos casos o firmware não é livre (“non-free”) de acordo com o critério usado pelo Projeto Debian GNU/Linux e portanto não pode ser incluído na distribuição principal ou no sistema de instalação. Se o driver do dispositivo estiver incluído na distribuição e se o Debian GNU/Linux legalmente puder distribuir o firmware, ele estará disponível como um pacote separado a partir da seção non-free do repositório.

No entanto, isto não significa que tal hardware não possa ser usado durante a instalação. A partir do Debian GNU/Linux 5.0, o debian-installer dá suporte ao carregamento de arquivos de firmware ou pacotes contendo firmware a partir de mídias removíveis, tais como disquetes ou pendrives USB. Veja Seção 6.4, “Carregando firmwares” para informação mais detalhadas sobre como carregar arquivos ou pacotes de firmware durante a instalação.