6.4. Carregando firmwares

Como descrito em Seção 2.2, “Dispositivos que requerem firmware”, alguns dispositivos requerem que um firmware seja carregado. Na maioria dos casos o dispositivo não funcionará se o firmware não estiver disponível; algumas vezes funcionalidades básicas não são desativadas se o firmware está faltando e o firmware só é necessário para habilitar recursos adicionais.

Se o driver de dispositivo requer um firmware que não está disponível, o debian-installer exibirá uma caixa de diálogo oferecendo a opção de carregar o firmware que está faltando. Se esta opção for selecionada, o debian-installer varrerá os dispositivos disponíveis em busca de arquivos de firmware ou pacotes contendo firmware. Se encontrado, o firmware será copiado para o local correto (/lib/firmware) e o módulo do driver será carregado.

Nota

Quais dispositivos são verificados e para quais sistemas de arquivos há suporte depende da arquitetura, do método de instalação e do estágio de instalação. Especialmente durante os estágios iniciais da instalação, carregar o firmware tem mais chances de sucesso a partir de um disquete ou pendrive formatado como FAT.

Note que é possível pular o carregamento de firmware se você sabe que o dispositivo também funciona sem ele, ou se o dispositivo não é necessário durante a instalação.

Atenção

Suporte para o carregamento de firmware ainda é relativamente básico e tende a melhorar nas próximas versões do instalador. Por exemplo, no seu estado atual, o debian-installer não exibirá qualquer alerta se você escolher carregar um firmware que está faltando mas o firmware requisitado não for encontrado. Por favor, relate quaisquer problemas que encontrar enviando um relatório de instalação (veja Seção 5.3.5, “Enviando Relatórios de Instalação”).

6.4.1. Preparando uma mídia

Embora em alguns casos o firmware também possa ser carregado a partir de uma partição no disco rígido, o método mais comum para carregar um firmware será a partir de alguma mídia removível como um disquete ou pendrive USB. Os arquivos arquivos de firmware ou pacotes devem ser colocados no diretório raiz ou em um diretório chamado /firmware do sistema de arquivos da mídia. O sistema de arquivos recomendado para uso é FAT pois é o que se tem mais certeza de que haverá suporte nos estágios iniciais da instalação.

Arquivos (“tarballs” contendo os atuais pacotes para os firmwares mais comuns estão disponíveis a partir de:

Baixe o “tarball” para a versão correta e descompacte-o no sistema de arquivos da mídia.

Se o firmware que você precisa não está incluído no tarball, você pode baixar os pacotes de firmware específicos (da seção non-free) do repositório. A lista a seguir dá uma visão geral dos pacotes de firmware disponíveis mas não garante-se que esteja completa e também pode conter pacotes que não são firmware:

Também é possível copiar arquivos de firmware individuais para a mídia. Arquivos de firmware podem ter sido obtidos, por exemplo, de um sistema já instalado ou de um fornecedor de hardware.

6.4.2. Firmware e o sistema instalado

Qualquer firmware carregado durante a instalação será copiado automaticamente para o sistema instalado. Na maioria dos casos isto garantirá que o dispositivo que requer o firmware também funcione corretamente após o equipamento ser reinicializado no sistema instalado. No entanto, se o sistema instalado usar uma versão de kernel diferente da usada pelo instalado há uma pequena chance que o firmware não possa ser carregado.

Se o firmware for carregado a partir de um pacote de firmware, o debian-installer também instalará este pacote para o sistema instalado e automaticamente adicionará a seção non-free do repositório de pacotes no arquivo sources.list do APT. Isto possui a vantagem de que o firmware será atualizado automaticamente se uma nova versão for disponibilizada.

Se o carregamento do firmware for pulado durante a instalação, os dispositivos relevantes provavelmente não funcionarão no sistema instalado até que o firmware (pacote) seja manualmente instalado.

Nota

Se o firmware foi carregado a partir de arquivos de firmware, o arquivo copiado para o sistema instalado não será automaticamente atualizado a menos que o pacote de firmware correspondente (se disponível) seja instalado após a instalação ter sido compeltada.