C.5. Programas de particionamento da Debian

Diversas variedades de programas de particionamento foram adaptados por desenvolvedores da Debian para funcionar com vários tipos de discos rígidos e arquiteturas de computadores. O seguinte é uma lista de programas aplicáveis para sua arquitetura.

partman

Ferramenta de particionamento recomendada na Debian. Esse canivete suíço também pode redimensionar, criar sistemas de arquivos e te indicar pontos de montagem.

fdisk

O particionador de discos original do Linux, bom para gurus.

Seja cuidadoso se tiver partições FreeBSD existentes em sua máquina. O kernel da instalação inclui suporte para estas partições, mas o método que o fdisk as representa (ou não) podem fazer os nomes de dispositivos diferentes. Veja o Linux+FreeBSD HOWTO.

cfdisk

Um particionador de disco simples de se utilizar e em tela cheia para o resto de nós.

Note que o cfdisk não entende partições do FreeBSD completamente e, novamente, os nomes de dispositivos podem ser diferentes.

Um destes programas será executado por padrão quando selecionar Particionando Discos (ou similar). Talvez seja possível usar uma ferramenta de particionamento diferente a partir da linha de comando no terminal 2 (VT2), mas isto não é recomendado.

C.5.1. Particionamento para Mips

As máquinas SGI requerem um volume de disco SGI para permitir a inicialização do sistema a partir do disco rígido. Ela poderá ser criada no menu expert, dentro do fdisk. O tamanho do cabeçalho do volume criado (tipo de partição 9) deverá ser de pelo menos 3MB. Caso o cabeçalho de volume seja muito pequeno, você poderá simplesmente apagar a partição de número 9 e readicioná-la com um tamanho diferente. Note que o cabeçalho de volume deverá iniciar no setor 0.