Capítulo 3. Sistema de instalação

Índice

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?
3.1.1. Ajuda com a instalação de firmware
3.1.2. Instalação automatizada
3.2. Imagens para Contêineres e Máquinas Virtuais

O Instalador Debian é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece vários métodos de instalação. Os métodos disponíveis para instalar seu sistema dependem da sua arquitetura.

Imagens do instalador para a bullseye podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no site web do Debian.

O Guia de Instalação também está incluído na primeira mídia dos conjuntos de DVDs (CDs/blu-rays) oficiais do Debian, disponíveis em:

/doc/install/manual/idioma/index.html

Também pode ser do seu interesse verificar a errata do debian-installer que contém uma lista de problemas conhecidos.

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?

Muito desenvolvimento foi feito no Instalador Debian desde seu lançamento oficial anterior com o Debian 10, resultando em melhorias no suporte a hardware e em alguns novos recursos ou melhorias muito interessantes.

Caso você esteja interessado nas mudanças detalhadas desde a buster, por favor, verifique os anúncios de lançamento das versões beta e RC da bullseye disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Ajuda com a instalação de firmware

Cada vez mais, dispositivos periféricos requerem que seja carregado firmware como parte da inicialização do hardware. Para ajudar a lidar com esse problema, o instalador tem uma nova funcionalidade. Se algum hardware instalado requer arquivos de firmware para a sua instalação, o instalador tentará adicioná-los ao sistema, baseado em um mapeamento do ID do hardware com os nomes dos arquivos de firmware.

Essa nova funcionalidade é restrita às imagens não oficiais do instalador com firmware incluído (veja https://www.debian.org/releases/bullseye/debian-installer/#firmware_nonfree). Geralmente, o firmware não está em conformidade com a DFSG, por isso, não é possível distribuí-lo pelo repositório main do Debian.

Se você enfrentar problemas relacionados a firmware (em falta), por favor, leia o capítulo dedicado a isso no guia de instalação.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas mudanças também implicam em mudanças no suporte do instalador para instalação automatizada utilizando arquivos de pré configuração. Isso significa que, caso você tenha arquivos de configuração preexistentes que funcionaram com o instalador da buster, você não pode esperar que esses funcionem com o novo instalador sem modificação.

O Guia de Instalação possui um apêndice atualizado separado com uma extensa documentação sobre como usar a pré configuração.

3.2. Imagens para Contêineres e Máquinas Virtuais

Imagens multi arquitetura do Debian bullseye para contêineres estão disponíveis no Docker Hub. Em adição às imagens padrão, está disponível uma variante slim que reduz o uso de disco.

Imagens para máquinas virtuais para o gerenciador de VM "Hashicorp Vagrant" estão publicadas em Vagrant Cloud.