2.1. Hardware Suportado

O Debian não impõe requisitos de hardware para além do que é requerido pelo kernel Linux e pelas ferramentas GNU. Por isso qualquer arquitectura ou plataforma para a qual tenha sido portado o kernel Linux, libc, gcc, etc. e para o qual exista um port de Debian, pode correr Debian. Para mais detalhes de sistema com a arquitectura ARM que tenham sido testados com Debian por favor veja as páginas dos Ports em http://www.debian.org/ports/arm/.

Em vez de tentar descrever todas a configurações de hardware que são suportadas por ARM, esta secção contém informação geral e indicações de onde se pode encontrar informação adicional.

2.1.1. Arquitecturas Suportadas

Debian 3.1 suporta onze arquitecturas de maior relevo e várias variações de cada arquitectura conhecidas por “flavors”.

Arquitectura Designação Debian Sub-arquitectura Flavor
Baseado em Intel x86 i386   vanilla
speakup
linux26
Motorola 680x0 m68k Atari atari
Amiga amiga
68k Macintosh mac
VME bvme6000
mvme147
mvme16x
DEC Alpha alpha    
Sun SPARC sparc   sun4cdm
sun4u
ARM e StrongARM arm   netwinder
riscpc
shark
lart
IBM/Motorola PowerPC powerpc CHRP chrp
PowerMac pmac
PReP prep
APUS apus
HP PA-RISC hppa PA-RISC 1.1 32
PA-RISC 2.0 64
Baseado em Intel ia64 ia64    
MIPS (big endian) mips SGI Indy/Indigo 2 r4k-ip22
r5k-ip22
Broadcom BCM91250A (SWARM) sb1-swarm-bn
MIPS (little endian) mipsel Cobalt cobalt
DECstation r4k-kn04
r3k-kn02
Broadcom BCM91250A (SWARM) sb1-swarm-bn
IBM S/390 s390 IPL a partir de VM-reader e DASD generic
IPL a partir de tape tape

Este documento aborda a instalação na arquitectura ARM. Se está á procura de informação acerca de qualquer uma das outras arquitecturas suportadas por Debian veja a página das Conversões Debian.

2.1.2. Suporte de Processadores, Placas principais e de Vídeo

Cada arquitectura ARM distinta necessita do seu próprio kernel. Devido a isso a distribuição Debian standard apenas suporta a instalação num certo número de sistemas mais comuns. A userland do Debian pode ser utilizada por qualquer processador ARM incluído o xscale.

A maioria dos processadores ARM podem correr em qualquer modo endian (big ou little)). No entanto quase todas as implementações de sistema actualmente usam o modo little-endian. O Debian actualmente apenas suporta sistemas ARM little-endian.

Os sistemas comuns suportados são

Netwinder

Este é na verdade o nome de um grupo de máquinas baseadas no processador CPU StrongArm 110 e na Northbridge Intel 21285. Inclui máquinas como as: Netwinder (possivelmente um dos sistemas ARM mais comuns), CATS (também conhecido como o EB110ATX), EBSA 285 e o servidor pessoal Compaq (cps, também conhecido por skiff).

Bast

Esta é uma moderna placa ARM 920 com um processador Samsung a 266MHZ. Tem integrado IDE, USB, portas Série e Paralela, áudio, vídeo, flash e duas portas ethernet. Este sistema tem um bom bootloader que também se encontra nos sistemas CATS e Riscstation.

RiscPC

Esta máquina é o mais antigo hardware suportado. Foi lançado em 1994. Tem o Risc OS na ROM, Linux pode ser iniciado a partir desse SO utilizando o linloader. O RiscPC tem uma placa de CPU modular que tipicamente inclui um processador 610 a 30MHz, 710 a 40MHz ou um StrongARM 110 a 233Mhz. A placa principal tem integrado IDE, Vídeo SVGA, porta paralela, uma única porta série, teclado PS/2 e uma porta proprietária para o rato. O módulo de expansão proprietário permite serem instaladas até 8 placas de expansão, dependendo da configuração, tendo vários desses módulos drivers em Linux.

Riscstation

Esta é uma máquina de baixo custo baseada num 7500FE a 56MHz com vídeo integrado, IDE, teclado e rato PS/2 e duas portas série. A falta de poder de processamento é pelo seu baixo preço. Pode ser encontrada em duas configurações, uma com o RISC OS e outra com um bootloader básico.

LART

Esta é uma plataforma aberta de hardware modular concebida para ser construída por entusiastas. Para ser útil na instalação de Debian precisa da sua placa de expansão KSB.

2.1.3. Placa Gráfica

O suporte Debian para placas gráficas é determinado sob o suporte existente no sistema X11 da XFree86. A maioria das placas de vídeo AGP, PCI e PCIe trabalham com XFree86. Detalhes sobre barramentos gráficos, placas, monitores e dispositivos apontadores suportados podem ser encontrados em http://www.xfree86.org/. Debian 3.1 vem com XFree86 versão 4.3.0.