[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), ARM
Capítulo 6 - Mais informações sobre o Debian GNU/Linux


6.1 Leitura adicional

Além dessas notas de lançamento e do guia de instalação, há documentação adicional sobre o Debian GNU/Linux disponível no Debian Documentation Project (DDP), cujo objetivo é criar documentação de alta qualidade para usuários e desenvolvedores Debian. A documentação inclui o Debian Guide, Debian New Maintainers Guide e Debian FAQ, e muito mais. Para maiores detalhes sobre os recursos disponíveis, veja a página web do DDP no site DDP.

Há documentação individual dos pacotes instalada em /usr/share/doc/pacote, que deve incluir a informação de copyright, detalhes específicos do Debian e qualquer documentação do autor original do programa.


6.2 Conseguindo ajuda

Existem muitas fontes de ajuda, conselhos e suporte para usuários Debian, mas essas devem ser consideradas apenas se a pesquisa na documentação esgotou todas as fontes. Esta seção provê uma curta introdução a essas que podem ser de grande ajuda para novos usuários Debian.


6.2.1 Listas de correio

As listas de correio que podem ser de maior interesse para usuários Debian são a debian-user (em Inglês) e outras listas debian-user-idioma (para outros idiomas). Para informação sobre essas listas e para detalhes sobre como inscrever-se veja http://lists.debian.org/. Por favor, verifique os arquivos disponíveis para respostas à sua questão antes de enviar mensagens e também siga a etiqueta padrão da lista.


6.2.2 Internet Relay Chat

O Debian possui um canal IRC dedicado ao suporte e ajuda a usuários Debian localizado na rede de IRC Freenode, a qual existe para fornecer serviços interativos para comunidades de projetos direcionados por pontos. Para acessar o ponto de canal aponte seu cliente IRC favorito para irc.debian.org e entre no canal #debian.

Por favor siga as regras do canal, respeitando outros usuários. Para maiores informações sobre a Freenode, por favor visite sua página web.


6.3 Relatando bugs

Nos esforçamos para fazer do Debian GNU/Linux um sistema operacional de alta qualidade, entretanto isso não significa que os pacotes que disponibilizamos sejam completamente isentos de erros. Consistente com a filosofia de 'desenvolvimento aberto' e como um serviço aos nossos usuários provemos todas as informações sobre bugs relatados em nosso próprio Bug Tracking System (BTS) (Sistema de Rastreamento de Bugs) visualizável em bugs.debian.org; isso é consistente com o desenvolvimento aberto do Debian.

Se você encontrar um bug na distribuição ou em um software empacotado que seja parte dela, por favor relate-o para que possamos reparar o problema nas próximas edições. Relatar bugs requer um endereço de email válido; pedimos isso para que possamos registrar a origem dos bugs e assim os desenvolvedores possam entrar em contato com quem relatou os problemas, caso precisem de mais informação.

Você pode enviar um relato de bug usando o programa reportbug ou manualmente usando email. Você pode ler mais sobre o Bug Tracking System e como usá-lo lendo os cartões de referência (disponíveis em /usr/share/doc/debian caso você possua o pacote doc-base instalado) ou na rede no Sistema de Acompanhamento de Bugs.


6.4 Contribuindo com o Debian

Você não precisa ser um expert para contribuir com o Debian. Ajudando usuários com problemas nas várias listas de suporte você esta contribuindo com a comunidade. Identificar (e mais importante, resolver) problemas relacionados ao desenvolvimento da distribuição participando das listas de desenvolvimento também é de extrema ajuda. Para manter a alta qualidade da distribuição Debian, relate bugs e ajude os desenvolvedores a encontrá-los e resolvê-los. Se você tiver jeito com as palavras, então pode contribuir mais ativamente ajudando a escrever documentação ou traduzindo documentação existente para seu próprio idioma.

Se você puder dedicar mais tempo, você poderia gerenciar uma parte da coleção do Software Livre dentro do Debian. Especialmente, é de grande ajuda se você adotar ou manter itens que alguém tenha pedido para serem inclusos no Debian, veja Base de Dados de Pacotes Planejados e Precisando de Ajuda para maiores informações. Se você tiver interesse em grupos específicos, então talvez tenha interesse em contribuir com alguns dos subprojetos do Debian que incluem portes para arquiteturas particulares, Debian Jr. e Debian Med.

De qualquer forma, se estiver trabalhando na comunidade do software livre de alguma maneira, como usuário, programador, escritor ou tradutor já está ajudando o esforço do software livre. Contribuir é gratificante e divertido, e à medida que se vai conhecendo novas pessoas, tem-se uma gostosa sensação de calor interior.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), ARM

$Id: release-notes.pt_BR.sgml,v 1.20 2005/07/03 10:19:16 jseidel Exp $

Josip Rodin, Bob Hilliard, Adam Di Carlo, Anne Bezemer, Rob Bradford (atual), Frans Pop (atual)
debian-doc@lists.debian.org