[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), Intel x86
Capítulo 2 - O que há de novo no Debian GNU/Linux 3.1


A lista de arquiteturas suportadas não mudou desde a última versão, o Debian GNU/Linux 3.0 ('woody'). Aqui está a lista completa de arquiteturas desta versão.

Você pode ler mais sobre o estado de porte, e informações específicas de porte para sua arquitetura nas páginas web sobre portes Debian.

Proprietários de sistemas AMD64 agora também tem a opção de instalar o porte AMD64. Note que, apesar de um porte complete baseado em fontes sem patches estar disponível, a arquitetura AMD64 não é oficialmente suportada. Apesar de não ser oficial, esse porte é suportado completamente pela equipe de segurança do Debian GNU/Linux e é suportado pelos serviços volátil (volatile) e backports. Mais informações sobre o estado do porte AMD64 estão disponíveis nas páginas web do porte AMD64.

Debian GNU/Linux 3.1 para a arquitetura Intel x86 vem com o kernel versão 2.4.27.

Para a arquitetura Intel x86 um kernel da série 2.6 também está disponível. Esse kernel é o kernel versão 2.6.8. Note que os pacotes de kernel versão 2.6.8 do Debian incluem a versão do kernel 2.6.8.1 e outros patches seelcionados.


2.1 O que há de Novo na Distribuição ?

Esta versão do Debian é novamente fornecida com muito mais softwares do que na versão anterior, woody; a distribuição inclui mais de 9.000 novos pacotes. A maioria dos softwares na distribuição foi atualizado : quase 6.500 pacotes de software (isso corresponde a 73% do número de pacotes no woody). Adicionalmente, um número significante de pacotes foram removidos da distribuição, por diversas razões. Você não verá nenhuma atualização para esses pacotes removidos e os mesmos serão marcados como 'obsoletos' nas interfaces de gerenciamento de pacotes.

Esta edição do Debian GNU/Linux contém o muito melhorado XFree86 4.3, que inclui suporte a uma maior quantidade de hardwares, melhor suporte a autodetecção e suporte aperfeiçoado para tecnologias avançadas como Xinerama e aceleração 3D.

O Debian GNU/Linux está mais orientado ao desktop do que nunca nesta versão, incluíndo o GNOME 2.8 e o KDE 3.3. Também incluída pela primeira vez está uma suíte de aplicativos para escritório completa na forma do OpenOffice.Org. 1.1. Outras ferramentas de produtividade incluídas nesta versão são o software de trabalho em grupo (groupware) Evolution e o cliente de mensagens instantâneas GAIM.

A versão sarge do aptitude é o programa de gerenciamento de pacotes preferido para uso no console. Ele provou ser melhor em resolução de dependências do que o apt-get. O aptitude suporta a maiora das operações de linha de comando do apt-get. Caso você ainda esteja utilizando o dselect você também deveria testar o aptitude como sua ferramenta de gerenciamento de pacotes.

A distribuição oficial Debian GNU/Linux agora é fornecida em treze CD's binários com um número similar de CD's fonte e uma versão DVD da distribuição também já está disponível.


2.1.1 Novo serviço debian-volatile

Existe um novo serviço chamado debian-volatile, o qual permite aos usuários facilmente atualizar pacotes estáveis que possuem informações que rapidamente ficam desatualizadas. Exemplos são listas de assinaturas de scanners de vírus ou conjuntos de padrões de filtros de spam. Um administrador pode utilizar o repositório "volatile.debian.net" com facilidade similar ao uso do repositório "security.debian.org" e aproveitar o uso de pacotes com informações atualizadas sem os problemas e riscos de manter um sistema inteiramente (ou parcialmente) baseado em pacotes instáveis. Para maiores informações e uma lista de espelhos, por favor, consulte os arquivos da página Web.

Note que o serviço debian-volatile não é um serviço Debian oficial. Utilize-o com sabedoria.


2.1.2 non-US sendo anulado

Para a versão sarge os pacotes que anteriormente estavam na seção non-US dos repositórios foram movidos para o repositório comum. Caso você possua qualquer linha fazendo referência a "non-us" em seu arquivo /etc/apt/sources.list você deverá removê-las.


2.2 O que há de novo no Sistema de Instalação?

O antigo sistema de instalação do Debian GNU/Linux foi substituído por um sistema de instalação completamente novo chamado debian-installer. O novo sistema de instalação é modular em design e portanto foi desenvolvido com extensibilidade em mente. O mesmo foi traduzido integralmente para quase quarenta idiomas; traduções adicionais estão em progresso e podem ser adicionadas em versões menores do sarge.

Alguns dos novos recursos no sistema de instalação incluem detecção de hardware melhorada, suporte para inicializar a partir de dispositivos flash USB, o uso do aptitude para instalar pacotes durante a configuração do sistema básico e suporte para o sistema de arquivos XFS, RAID e LVM (gerenciamento de volumes lógicos).

Para conhecer todos os detalhes do novo sistema de instalação Debian, é recomendado que os usuários leiam o Guia de Instalação Debian incluído no primeiro CD ou disponível em http://www.debian.org/releases/stable/installmanual. O Guia da Instalação foi traduzido integralmente em oito idiomas e mais traduções estão sendo trabalhadas. Traduções adicionais serão disponibilizadas no site oficial quando estiverem completas.

Para a arquitetura Intel x86, um conjunto especial de disquetes contendo imagens de disco, conhecido como "speakup", está disponível para pessoas portadoras de deficiências visuais. Essas imagens possuem um kernel especial que suporta displays braile. Uma lista completa dos modelos suportados pode ser encontrada na documentação do software brltty. Consulte a página de lançamento do debian-installer para maiores informações sobre essas imagens.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), Intel x86

$Id: release-notes.pt_BR.sgml,v 1.20 2005/07/03 10:19:16 jseidel Exp $

Josip Rodin, Bob Hilliard, Adam Di Carlo, Anne Bezemer, Rob Bradford (atual), Frans Pop (atual)
debian-doc@lists.debian.org