7.3. Log In

Depois de ter instalado os pacotes, ser-lhe-á apresentado o comando de login. Entre no sistema utilizando o seu nome de utilizador pessoal e a password que escolheu. O seu sistema está pronto a ser utilizado.

Se é um novo utilizador, poderá querer explorar a documentação que já se encontra instalada no seu sistema à medida que começa a utiliza-lo. Existem presentemente diversos sistemas de documentação, estão sendo feitos esforços no sentido de integrar os diferentes tipo de documentação. Aqui estão alguns pontos de partida.

A documentação que acompanha os programas que instalou estão em /usr/share/doc/, dentro de uma subdirectoria com o mesmo nome do programa. Por exemplo, o Guia dos Utilizadores do APT utilize o apt para instalar outros programas no seu sistema, que está localizado em /usr/share/doc/apt/guide.html/index.html.

Adicionalmente, existem algumas directorias especiais dentro da hierarquia /usr/share/doc/. Os Linux HOWTOs estão instalados no formato .gz,em /usr/share/doc/HOWTO/en-txt/. O /usr/share/doc/HTML/index.html contém índices navegáveis da documentação instalada pelo dhelp.

Uma maneira fácil de ver estes documentos é fazer cd /usr/share/doc/ e escrever lynx seguido de um espaço e um ponto (o ponto significa a directoria actual).

Poderá também escrever info command ou man command para ver a documentação na maioria dos comandos disponíveis na linha de comandos. Escrever help irá apresentar uma ajuda nos comandos de shell. E escrever um comando seguido de --help irá normalmente apresentar um resumo da forma de utilização desse comando. Se o resultado de um comando passar o topo do ecrã, escreva | more depois do comando para fazer com que os resultados parem depois de passar o topo do ecrã. Para ver uma lista de todos os comandos necessários que começam com uma determinada letra, escreva a letra seguido de dois tabs.

Para uma introdução mais completa ao Debian e ao GNU/Linux, consulte /usr/share/doc/debian-guide/html/noframes/index.html.