B.5. Programas de Particionamento Debian

Diversas variedades de programas de particionamento foram adaptados pelos Debian developers para funcionar com vários tipos de discos rígidos e arquitecturas de computadores. De seguida está uma lista de programa(s) para a sua arquitectura.

partman

Ferramenta de particionamento recomendada em Debian. Este canivete suíço também pode redimensionar partições, criar sistemas de ficheiros e atribuir-lhes pontos de montagem.

atari-fdisk

Versão do fdisk que reconhece Atari.

amiga-fdisk

Versão do fdisk que reconhece o Amiga

mac-fdisk

Versão do fdisk que reconhece Mac.

pmac-fdisk

Versão de fdisk para lidar com PowerMac, também utilizada por BVM e sistemas Motorola VMEbus.

Um destes programas será executado por omissão quando seleccionar Particionar Um Disco Rígido. Se o que é executado por omissão não é aquele que você pretende, saia do particionador, vá até uma consola (tty2) premindo a seguinte combinação de teclas Alt e F2, e manualmente digite o nome do programa que quer utilizar (e argumentos, se necessário). Saia então do passo de Particionar um Disco Rígido no instalador Debian e continue para o próximo passo.

Se vai trabalhar com mais de 20 partições no seu disco ide, vai precisar de criar dispositivos para a partição 21 e superiores. O passo seguinte da inicialização da partição falhará a menos que um dispositivo apropriado esteja presente. Como exemplo, aqui estão os comandos que poderá utilizar no tty2 ou sob Executar uma Shell para adicionar um dispositivo para que a 21ª partição possa ser inicializada:

# cd /dev
# mknod hda21 b 3 21 
# chgrp disk hda21
# chmod 660 hda21

Arrancar para o novo sistema irá falhar a menos que dispositivos apropriados estejam presentes no sistema alvo. Após instalar o kernel e módulos, execute:

# cd /target/dev
# mknod hda21 b 3 21 
# chgrp disk hda21
# chmod 660 hda21

Um ponto chave quando particionar discos do tipo Mac, é que a partição de swap seja identificada pelo seu nome; tem que ser chamada de “swap”. Todas as partições Linux no Mac são do mesmo tipo, Apple_UNIX_SRV2. Leia, por favor, o manual. Sugerimos também a leitura do Tutorial mac-fdisk, que inclui passos que deverá seguir se está a partilhar os seus discos com MacOS.