7.1. O Momento da Verdade

A primeira inicialização do seu sistema no seu todo é o que os engenheiros eléctricos chamam de “teste de fumo

Se está a iniciar directamente para o Debian, e o sistema não inicia, utilize o seu sistema de instalação original ou, se tiver, insira uma disquete de arranque e reinicie o sistema. Desta forma, irá provavelmente necessitar de adicionar alguns argumentos de inicialização tais como root=root, onde root é a sua partição de raiz, como por exemplo /dev/sda1.

7.1.1. A iniciar BVME 6000

Se apenas efectuou uma instalação sem disco em um BVM ou uma máquina Motorola VMDbus: assim que o sistema tiver lido o programa tftplilo do servidor de TFTP, do LILO Boot: introduza um dos seguintes:

  • b6000 seguido de Enter para iniciar o BVME 4000/6000

  • b162 seguido de Enter para iniciar o MVME162

  • b167 seguido de Enter para iniciar o MVME166/167

7.1.2. A iniciar Macintosh

Vá para a directoria que contém os ficheiros de instalação e inicie o Penguin, pressionando a tecla command. Vá para Settings (command-T), e localize a linha de opções do kernel que deverá ser parecido com root=/dev/ram video=font:VGA8x16 ou similar.

Necessita mudar a entrada para root=/dev/yyyy. Altere o yyyy com o nome Linux da partição na qual instalou o sistema (p.e. /dev/sda1); que apontou anteriormente. O video=font:VGA8x8 é recomendado especialmente para utilizadores com ecrãs pequenos. O kernel escolherá uma fonte mais bonita (6x11) mas o driver da consola para esta fonte pode bloquear a máquina, por isso utilizar 8x16 ou 8x8 é mais seguro nesta fase. Isto pode ser alterado a qualquer altura.

Se não pretender iniciar o GNU/Linux imediatamente de cada vez que iniciar, desseleccione a opção Auto Boot. Guarde as definições no ficheiro Prefs usando a opção Save Settings As Default.

Agora seleccione Boot Now (command-B) para iniciar o seu GNU/Linuxrecentemente instalado em vez do sistema de instalação RAMdisk.

O Debian deverá iniciar, e deverá ver as mesmas mensagens como viu na primeira vez que iniciou o sistema de instalação, seguido de algumas mensagens novas.