5.1. Iniciar o Instalador em PowerPC

5.1.1. Iniciar a partir de CD-ROM

O melhor caminho para a maioria das pessoas será usar um conjunto de CDs Debian. Se tem um conjunto de CDs, e se a sua máquina suporta arranque directamente a partir do CD, fantástico! Simplesmente insira o seu CD, reinicie, e proceda para o próximo capítulo.

Note que determinadas drives de CD podem necessitar de drivers especiais, e portanto estarem inacessíveis nas fases iniciais da instalação. Se se verificar que a maneira comum de iniciar a partir do CD não funciona no seu hardware, visite novamente este capítulo e leia sobre métodos alternativos para instalar e kernels alternativos que poderão funcionar consigo.

Mesmo se não conseguir iniciar a partir do CD-ROM, poderá provavelmente instalar os componentes do Debian e qualquer pacote que deseje a partir do CD-ROM. Simplesmente arranque utilizando uma media diferente, tal como disquetes. Quanto for altura de instalar o sistema operativo, sistema base, e qualquer pacote adicional, aponte o sistema de instalação para a drive de CD-ROM.

Se tiver problemas com o arranque, veja a Secção 5.3, “Diagnosticar Problemas no Processo de Instalação”.

Actualmente, a única sub-arquitectura PowerPC que suporta iniciar de CD-ROM é PReP e New World PowerMacs. Nos PowerMacs, segure a tecla c, ou então a combinação conjunta das teclas Command, Option, Shift, e Delete enquanto se inicia o arranque do CD-ROM.

OldWorld PowerMacs não irão arrancar de um CD Debian, porque os computadores OldWorld baseiam-se num driver de arranque Mac OS ROM CD que esteja presento no CD, e não está disponível uma versão de free-software. Todos os sistemas OldWorld têm drives de disquete, utilize portanto a drive de disquetes para iniciar o instalador, e aponte o instalador para os ficheiros necessários do CD.

Se o seu sistema não arranca directamente de CD-ROM, pode continuar a utilizar o CD-ROM para instalar o sistema. Em NewWorlds, pode também utilizar um comando OpenFirmware para iniciar manualmente de um CD-ROM. Siga as instruções na Secção 5.1.2.3, “Iniciando Macs NewWorld a partir de OpenFirmware” para iniciar de disco rígido, excepto o uso da localização do yaboot do CD no prompt OF, tal como

0 > boot cd:,\install\yaboot

5.1.2. Iniciar a partir de Disco Rígido

Iniciar de um sistema operativo já existente é por vezes uma opção adequada; para alguns sistemas é a única forma de instalação suportada.

Para iniciar o instalador a partir do disco rígido, terá de já ter completado os downloads dos ficheiros necessários bem como tê-los colocado na Secção 4.5, “Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.”.

5.1.2.1. Iniciando CHRP a partir de OpenFirmware

Ainda não escrito.

5.1.2.2. Iniciando OldWorld PowerMacs a partir de MacOS

Se configurar BootX na Secção 4.5.1, “Instalador para Disco Rígido para Macs OldWorld”, pode utilizá-lo para iniciar o sistema de instalação. Fça duplo clique no ícone da aplicação BootX. Clique no botão das opções Options e seleccione a checkbox No Video Driver, dependendo do seu hardware. Clique então no botão Linux para desligar o MacOS e o instalador iniciar.

5.1.2.3. Iniciando Macs NewWorld a partir de OpenFirmware

Já terá colocado os ficheiros vmlinux, initrd.gz, yaboot, e yaboot.conf ao nível da raiz da sua partição HFS na Secção 4.5.2, “Arrancar o Instalador a partir do Disco Rígido em Macs NewWorld”. Reinicie o computador, e (durante o apito) pressione em simultâneo o conjunto de teclas constituído por Option, Command (cloverleaf/Apple), o, e f. Após alguns segundos surgirá uma prompt de Open Firmware. No prompt, digite

0 > boot hd:x,yaboot

substituindo x pelo número da partição HFS onde os ficheiros do kernel e do yaboot foram colocados, pressione Enter em seguida. Em algumas máquinas , poderá precisar de utilizar ide0: em vez de hd:. Em alguns segundos visualizará o prompt do yaboot

boot:

No prompt do yaboot boot:, digite o install ou install video=ofonly, seguindo da tecla Enter. O argumento video=ofonly é para um máximo de compatibilidade; poderá tentar utiliza-lo se install não funcionar.

5.1.3. Iniciar a partir de um stick de memória USB

Actualmente, os sistemas NewWorld PowerMac são conhecidos por suportarem iniciar de USB.

Certifique-se de que preparou tudo a partir da Secção 4.4, “Preparar Ficheiros para iniciar a partir de USB Memory Stick”. Para iniciar um sistema Macintosh a partir de um stick USB, vai precisar de utilizar o prompt de Open Firmware, desde que o Open Firmware não procure dispositivo de armazenamento USB por omissão. Para chegar à prompt, pressione em conjunto a seguinte combinação de teclas Command-Option-o-f enquanto inicia (veja a Secção 3.6.1, “Invocar OpenFirmware”).

Terá de utilizar onde aparece o dispositivo de armazenamento USB na árvore de dispositivos, dado que no momento ofpath não o consegue utilizar de uma maneira automática. Digite no prompt de OpenFirmware dev / ls e devalias para conseguir a lista de todos os dispositivos e respectivos alias conhecidos. No sistema autor com vários stick USB, localizações como usb0/disk, usb0/hub/disk, /pci@f2000000/usb@1b,1/disk@1, e /pci@f2000000/usb@1b,1/hub@1/disk@1 funcionam.

Tendo retirado a localização do dispositivo, utilize um comando como este para iniciar o instalador:

boot usb0/disk:2,\\:tbxi

O 2 coincide com a partição Apple_HFS ou Apple_Bootstrap para onde anteriormente copiou a imagem de arranque, e o ,\\:tbxi parte que instrui o Open Firmware a iniciar a partir do ficheiro com um ficheiro HFS do tipo "tbxi" (ex.: yaboot) numa directoria anteriormente abençoada com hattrib -b.

O sistema deve agora iniciar, e deve lhe ser apresentado o prompt boot:. Aqui pode inserir opcionalmente parâmetros de arranque. Aqui pode inserir parâmetros de arranque opcionais.

Atenção

Este método de arranque é novo, e poderá ser difícil de o colocar a funcionar em alguns sistemas NewWorld. Se tiver dificuldades, por favor envie um ficheiro com o relatório de instalação, como é explicado na Secção 5.3.5, “Submeter Relatórios de Instalação”.

5.1.4. Iniciar com TFTP

Iniciar pela rede, requer que tenha uma ligação de rede configurada e um servidor de arranque de rede TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).

O método de instalação para suportar o arranque pela rede é descrito na Secção 4.6, “Preparar Ficheiros para arranque pela Rede via TFTP”.

Actualmente, sistemas PReP e NewWorld PowerMac suportam netbooting.

Em máquinas com Open Firmware, como as Mac NewWorld Power, entre no monitor de arranque (veja a Secção 3.6.1, “Invocar OpenFirmware”) e utilize o comando boot enet:0. As máquinas PReP and CHRP podem ter diferentes maneiras de endereçar a rede. Numa máquina PReP, deve tentar boot server_ipaddr,file,client_ipaddr.

5.1.5. Iniciar de Disquetes

Arrancar a partir de disquetes é suportado para PowerPC,·embora geralmente apenas aplicável a sistemas OldWorld. Sistemas NewWorld não são equipados com drives de disquetes, e drives de disquetes USB não são suportadas para arranque.

Poderá já ter feito download das imagens das disquete que necessita e ter criado as disquetes a partir das imagens na Secção 4.3, “Criar Disquetes a partir de Imagens de Disco”.

Para arrancar a partir de disquete boot-floppy-hfs.img, coloque-a no dispositivo de disquetes após ter desligado o sistema, e antes de o voltar a ligar.

Nota

Para aqueles que não estão familiarizados com operações de disquetes em Macintosh: uma disquete colocada na máquina antes do arranque será a primeira prioridade para o sistema arrancar. Uma disquete sem um sistema de boot válido será ejectada e a máquina irá procurar por partições do disco rígido pelas quais possa arrancar.

Após re-iniciar, é pedida a disquete root.bin. Insira a disquete root e carregue em Enter.O programa instalador é automaticamente lançado após o sistema root ter sido carregado para a memória.

5.1.6. PowerPC parâmetros de arranque

Muitos monitores antigos Apple utilizam o modo 640x480 67Hz. Se a sua imagem aparece enviesada num monitor Apple antigo, tente adicionar o argumento de arranque video=atyfb:vmode:6, que irá seleccionar esse modo para a maioria do hardware Mach64 e Rage. No hardware Rage 128, isto altera para video=aty128fb:vmode:6 .