5.3. Diagnosticar Problemas no Processo de Instalação

5.3.1. Disquetes de confiança

O maior problema para as pessoas que utilizam disquetes para instalar Debian parece ser a confiança na duração das disquetes.

A disquete de arranque é a disquete com os piores problemas, porque é lida directamente pelo hardware, antes do arranque do Linux. Frequentemente o hardware não lê de uma forma confiável como a drive de disquete, e em caso de lêr dados incorrectos pode simplesmente parar sem mostrar mensagens de erro. Pode também existir falhas na drive de disquetes que são indicadas por muitas mensagens de erros I/O.

Se está a enfrentar paragens da instalação numa disquete em particular, a primeira coisa que deve fazer é re-download da imagem da disquete e gravá-la para uma disquete diferente. Reformatando simplesmente a antiga disquete pode não ser suficiente, mesmo que por vezes seja útil tentar escrever a disquete num sistema diferente.

Um utilizador reportou que teve de gravar a imagem para a disquetes três vezes antes de funcionar, e após isso tudo ficou bem com a terceira disquete.

Outros utilizadores reportaram que simplesmente reiniciando algumas vezes com a mesma disquete na drive de disquetes levou a um arranque bem sucedido. Tudo isto está relacionado com os erros do hardware ou os drivers de disquetes.

5.3.2. Configuração de arranque

Se tiver dificuldade e o kernel parar durante o processo de arranque, não reconhece periféricos que tem, ou os drivers não são reconhecidos devidamente, a primeira coisa a verificar são os parâmetros de arranque, como foi visto na Secção 5.2, “Parâmetros de Arranque”.

Se está a iniciar com o seu próprio kernel em vez de um que tivesse vindo com o instalador, certifique-se que CONFIG_DEVFS está activo no seu kernel. O instalador requer CONFIG_DEVFS.

Frequentemente pode ser resolvido removendo add-ons e periféricos, e tente reiniciar novamente.

Se tem uma grande quantidade de memória instalada na sua máquina, mais que 512M, e o instalador pára quando inicia o kernel, pode necessitar de incluir um argumento de arranque para limitar a quantidade de memória que o kernel vê, tal como mem=512m.

5.3.3. Interpretar as mensagens de arranque do kernel

Durante a sequência de arranque, pode ver muitas mensagens sob a forma can't find something , ou something not present, can't initialize something , ou até this driver release depends on something . A maioria destas mensagens são inofensivas. Visualiza-as porque o kernel para a instalação do sistema é feito para correr em computadores de diferente periféricos. Obviamente, nenhum computador terá todos os periféricos possíveis, então o sistema operativo poderá emitir algumas queixas enquanto procura por periféricos que não possui. Poderá também verificar uma pausa no sistema. Isto acontece quando aguarda pela resposta de um dispositivo, e o mesmo não está presente no seu sistema. Se considerar que o tempo de arranque do sistema incrivelmente longo, poderá mais tarde criar um kernel personalizado (veja a Secção 8.4, “Compilando um Novo Kernel”).

5.3.4. Relatório de Erros

Se avançar através da fase inicial de arranque mas não conseguir completar a instalação, a escolha de menu relatório de erros pode ser útil. Copia os logs de erro de sistema e informação de configuração para uma disquete fornecida pelo utilizador. Esta informação pode dar pista acerca do que correu mal e como corrigir isso. Se estiver a submeter um relatório de erros você pode querer adicionar esta informação ao relatório de erros.

Outras mensagens de instalação pertinentes podem ser encontradas em /var/log/ durante a instalação, e /var/log/debian-installer/ após o computador ter arrancado para o sistema instalado.

5.3.5. Submeter Relatórios de Instalação

Se ainda tiver problemas, por favor submita um relatório de instalação. Nós também encorajamos que sejam enviados relatórios de instalação mesmo que a instalação tenha sucesso, para que possamos obter tanta informação quanto possível no maior número de configurações de hardware.

Por favor utilize este modelo quando preencher relatórios de instalação, e arquivar o relatório como relato de bug contra o pseudo-pacote installation-reports, enviando-o para .

Package: installation-reports

Boot method: <Como arrancou o instalador? CD? disquete? rede?>
Image version: <Preencha a data e de onde obteve a imagem>
Date: <Data e hora da instalação>

Machine: <Descrição da máquina (ex, IBM Thinkpad R32)>
Processor:
Memory:
Partições: <df -Tl serve; é preferida a tabela de partições em bruto>

Output of lspci and lspci -n:

Base System Installation Checklist:
[O] = OK, [E] = Erro (por favor descreva abaixo), [ ] = não foi tentado

Initial boot worked:    [ ]
Configure network HW:   [ ]
Config network:         [ ]
Detect CD:              [ ]
Load installer modules: [ ]
Detect hard drives:     [ ]
Partition hard drives:  [ ]
Create file systems:    [ ]
Mount partitions:       [ ]
Install base system:    [ ]
Install boot loader:    [ ]
Reboot:                 [ ]

Comments/Problems:

<Descrição da instalação, em prosa, e quaisquer pensamentos, comentários
      e ideias que tenha tido durante a instalação inicial.>

No relatório de bug, descreva qual é o problema, incluindo as últimas mensagens visíveis do kernel no caso do kernel bloquear. Descreva os passos que tomou que levaram o sistema ao estado do problema.